(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Estátua em homenagem ao Tenente da Cavalaria Antônio João, que lutou na Guerra do Paraguai. (Foto: Prefeitura de Antônio João)

Com raízes de imigrante italiano e homenagem a herói da Guerra do Paraguai, o município de Antônio João, que fica a 279 quilômetros de Campo Grande, completa nesta segunda-feira (18) 55 anos. A cidade fica na região sudoeste do Estado, faz fronteira com o Paraguai e tem como lema “Terra de Heróis”.

O italiano Eugênio Penzo, de Gênova, na Itália, deu origem ao povoado que se tornaria o município que hoje tem, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 8.891 habitantes e área territorial de 1.145,175 km². Ele chegou no Estado em 1900 e em 1936 tomou posse da gleba denominada Cabeceira dos Bugres, de 5.329 ha.

Conforme história contada no site da Prefeitura de Antônio João, abriu picadas e dividiu lotes com cercas de arames com o objetivo de ceder para as pessoas que tivessem interesse em trabalharem sob a forma de cooperativa. Nestes lotes plantava-se arroz, milho, feijão, amendoim, batata doce, cana de açúcar, banana, e café.

O povoado foi elevado a distrito, denominado Eugênio Penzo, pela lei número 135, de 28 de setembro de 1948 e o município foi criado pela Lei nº. 2.142 em 18 de março de 1964. A nome do Tenente da Cavalaria Antônio João Ribeiro, considerado herói da Guerra do Paraguai, foi escolhido para denominar a cidade.

Comemoração – As festividades que estavam programadas para o último final de semana foram adiadas devido às condições climáticas. No Facebook da Prefeitura de Antônio João, comunicado informa que a programação foi transferida para o próximo final de semana dias 22, 23 e 24 de março.

Leia  WTM Latin America unindo países e apresentando Porto Murtinho ao mundo

O evento vai contar com noite do avivamento das Igrejas na sexta-feira (22) no Auditório do Paço, a noite da culinária com shows na Praça Central no sábado (23) e a abertura da 2 Copa Junei Marques de Futebol de Campo no domingo (24).

Fonte: Campo Grande News