(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Abril de 2024

Bonito foi uma das sete cidades de Mato Grosso do Sul a receber, no último sábado (16), a 10ª edição do Startup Day, evento promovido pelo Sebrae em todo o Brasil em parceria com os ecossistemas de inovação de cada região. A iniciativa trouxe uma programação voltada à inovação e aos desafios enfrentados em cada localidade com o objetivo de conectar empreendedores, investidores e entusiastas e compartilhar conhecimentos.

O evento foi realizado no auditório do Aquário Natural de Bonito e recebeu principalmente estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – campus de Jardim e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Aquidauana, trazidos por caravanas organizadas pelo Sebrae/MS.

Em um ambiente descontraído e em tom de bate papo, o dia começou com uma palestra sobre conceitos e validação de ideias para startups, ministrada por Marcelo Siqueira. Desenvolvedor com mais de 25 anos na área de tecnologia, ele já atuou em grandes empresas de TI no Brasil e na Europa e trouxe aos alunos técnicas e ferramentas úteis para quem está no processo de viabilizar suas ideias, impulsionadas pela tecnologia.

Em seguida, o tema foi negócios de impacto socioambiental, em um painel mediado por Ana Kreutzer, engenharia têxtil com pós-graduação em antropologia do consumo, que contou com a participação dos empresários de startups Zadryck Mendonça, da Óleoponto, e Ana Franzoloso, da DuBem. Em comum, os empreendedores têm a luta pela preservação da água por meio do descarte adequado e da reciclagem do óleo de cozinha em diferentes abordagens.

Tanto a Óleoponto quanto a DuBem começaram a partir da identificação de um problema que necessitava de uma solução, e a jornada de erros e acertos dos empresários mostrou aos presentes que o comprometimento e a resiliência são fundamentais em qualquer iniciativa, principalmente em ações e atividades relacionadas à sustentabilidade, que dependem de uma mudança de hábitos e na sensibilização da população.

Leia  Bonito realiza Festival de Pesca Esportiva em Águas do Miranda neste fim de semana

Dando seguimento à programação, o professor João Henrique Barros, Doutor em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), falou sobre combustíveis fósseis, como funciona a emissão e neutralização de gases poluentes na atmosfera e o mercado de créditos de carbono. Temas como eficiência energética, mudanças climáticas e conforto térmico foram trazidos aos presentes com gráficos, exemplos e estimulando o questionamento.

Insights e networking

Adriana Caravassilakis, turismóloga e agente de desenvolvimento do município de Aquidauana, faz parte do ecossistema de inovação da cidade e trabalha na Secretaria de Cultura e Turismo. Ela acredita que o evento tenha inspirado os jovens empreendedores, mostrando a eles que existem recursos disponíveis para transformar suas ideias em negócios viáveis.

“Estes alunos têm potencial e novas ideias, mas às vezes não sabem como realizar e nem que existem recursos disponíveis para isso. Então o evento de hoje mostra que esse caminho também já foi percorrido por outras pessoas, que tiveram as mesmas dificuldades e mostra que eles podem trazer uma possível solução, e que eles têm o apoio do Sebrae e do poder público para acessar o recurso necessário para isso”, enfatizou.

Carolina Vilela estuda Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, em Jardim. Ela é presidente da empresa júnior de Arquitetura do Campus, a Inovarq, e veio até o evento por meio do ecossistema de inovação com o objetivo de fazer networking e aprender mais sobre questões empresariais para aplicar em sua ideia de negócio.“Todo mundo tem direito à moradia de qualidade, e nosso objetivo é inovar na arquitetura tornando-a mais acessível às pessoas. Desejamos oferecer moradias adequadas com conforto térmico, acústico e todas as demais questões relacionadas à arquitetura às classes sociais mais baixas, que não tem recursos para contratar estes serviços”, frisou a aluna.

Leia  Bonito realiza Festival de Pesca Esportiva em Águas do Miranda neste fim de semana

A professora e Coordenadora da Unidade de Incubação de Empresas do IFMS (TecnoIF) de Jardim, Valéria Sun Mazucato, pontuou que ver casos reais de startups mostra aos alunos o processo entre o surgimento de uma ideia e sua viabilização, e acredita que o evento atingiu o objetivo de ampliar a visão dos participantes.

“Dentro do nosso trabalho geramos ideias, propomos problemas a serem resolvidos, despertamos e promovemos a visão empreendedora e de inovação com os estudantes, e quando chegamos no final do ciclo de incubação, do edital que o IFMS propõe aos estudantes, nos vemos com vários projetos legais, mas às vezes não sabemos dar o próximo passo e encontrar um investidor. Essa é uma realidade que queremos quebrar, queremos tornar nossas ideias, projetos e startups reais. Então esses eventos que o Sebrae tem proporcionado para nós nos últimos tempos, têm tudo a ver com o momento que nossa instituição vive também”, observou.

Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.