(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Simone sugere que FGTS seja usado para pagar mensalidades de faculdades

Uma proposta (PLS 454/2015) apresentada pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS) pode ajudar o trabalhador brasileiro a concluir o curso universitário.  A matéria permite o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no pagamento de mensalidades de instituições de ensino privado.  O recurso do FGTS pode ser usado para pagar o curso do próprio trabalhador ou de seus dependentes, desde que o saldo seja suficiente para custear um ano do curso.

A ideia surgiu após o corte orçamentário da educação que prejudicou o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para Todos). Simone alega que a medida pode ajudar os trabalhadores a continuarem os estudos enquanto buscam outras formas de custear a faculdade.

“O FGTS, que é uma poupança do trabalhador, poderia ser usado totalmente ou em parte. Mas o recurso só pode ser sacado se o montante total for equivalente a um ano de mensalidade ou mais”.

A senadora acredita que a medida pode ajudar a atender a demanda de alunos que precisam custear os estudos em instituições privadas e que foram prejudicados com os cortes orçamentários.

Assessoria de imprensa

Leia  Aprovado novo prazo para usar recursos da covid em outras ações de saúde