(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

A passagem da nuvem Shelf Cloud, a nuvem prateleira, impressionou moradores de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (25). Em Dourados, o fotógrafdo Maycon Zanata, conhecido como ‘Caçador de tempestades’, flagrou o fenômeno durante a madrugada.

Segundo o profissional, não houve registros graves de danos durante o temporal, entretanto, o tamanho e densidade da nuvem impressionou. Nas imagens é possível notar que a nuvem longa de forma horizontal estava baixa e acumulada.

“Teve chuva forte e muita descarga elétrica, teve rajada de vento, mas não tão forte para arrancar árvores, embora, Dourados seja conhecida por ter (registros) de queda de árvore que cai em quase todos os temporais. Isso pelas 2h de hoje, mas passou, amanheceu só nublado e sereno. Aqui foi mais tranquilo (passagem frente fria), mais forte foi no Paraná, com queda de granizo. Vendáveis que derrubaram caminhões, estragou plantações”, disse.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, explica que o termo técnico de pronuncia do fenômeno é nuvem cumuloninbus arcus. “Desde a terça feira (22) estamos informando da chegada desta frente fria. Essa nuvem é muito perigosa e causa muito estrago no chão e na aviação”, alerta.

Confira as imagens:

Frente Fria chegando

A sexta-feira (25) amanheceu nublada e com chuva em Campo Grande. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para chegada de uma frente fria, espacialmente na região sul e sudeste de Mato Grosso do Sul. Neste fim de semana a mínima será de 14°C, com previsão de chuva acompanhada de granizo.

O monitoramento aponta que as chuvas podem vir com acumulados significativos, logo, as temperaturas estarão mais amenas. A frente fria vem da Argentina, passando por uma várias cidades do MS, provocando chuvas generalizadas a partir de hoje, quanto para sábado (26).

A probabilidade é de chuvas com intensidade moderada a localmente forte, tempestades acompanhadas com raios, rajadas de vento e queda de granizo. “Os modelos de previsão analisados pela equipe do Cemtec, indicam maiores acumulados de chuva entre esta sexta-feira e o sábado com volumes significativos, que, pontualmente, podem atingir valores acima de 50 mm/24h”, informa.

Já no domingo (27), a chuva não deve dar trégua, o tempo deve continuar instável, e há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de raios, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste, pela combinação de calor e umidade.

As chuvas e a maior cobertura de nuvens irão provocar uma redução nas temperaturas mínimas e máximas. A tendência apontada pelo Cemtec é que ao longo do final de semana as temperaturas registrem médias entre 19/29º para a região pantaneira, 22/33ºC, 14/28ºC para a região sudoeste e na capital entre 21/28ºC.

Fonte:MM