(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Seminário de Vereadores debate Marketing Político e Redes Sociais  De que forma utilizar assertivamente o Marketing Político e as Redes Sociais para a divulgação das ações legislativas? Como gerenciar crises no ambiente virtual? Esses e outros temas serão debatidos durante o XI Seminário de Vereadores de MS, que será realizado dias 25 e 26 de junho, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande. “Vivemos um momento peculiar na política e, mais do que nunca, os legisladores precisam estar inteirados e sempre se informando”, afirmou a diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami, que organiza o evento. Segundo ela, um dos objetivos é proporcionar aos vereadores do Estado informações sobre o bom uso das ferramentas e utilidades das redes sociais ao mandato parlamentar, de forma a também aproximar a população das Câmaras Municipais.

Cheila ressaltou ainda que, além de garantir capacitação e promover o debate democrático, o Seminário representa oportunidade de integração. “Temos a participação de vereadores de todo o Estado, que podem conversar, trocar informações e experiências, firmar parcerias, o que também contribui para uma atuação mais correta e eficaz em seus respectivos municípios”, explicou. A participação é totalmente gratuita.

A abertura solene do XI Seminário de Vereadores de MS será realizada quinta-feira (25/06), às 19h30, no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, com apresentação do coral formado pelos servidores da Casa de Leis. Logo após, o presidente, Junior Mochi (PMDB), fará a palestra magna com o tema “A sociedade contemporânea e o atual quadro político no Brasil”.Palestras e debates – A programação recomeça na sexta-feira (26/06), às 8h, com a palestra “Estratégias de Marketing Político e as Mídias Sociais no Mandato e na Campanha”, a ser proferida pelo subsecretário de Comunicação do Governo do Estado, Rodrigo Mendes Ribeiro, que também é sociólogo e cientista político, pós-graduado em Marketing e com especialização em Comunicação Pública e mestrado em Ciências Políticas. Ribeiro é autor dos livros Marketing Eleitoral: Aprendendo com campanhas municipais vitoriosas e Marketing Político – O poder da estratégia nas campanhas eleitorais.

Em seguida, às 10h, o advogado Orlando Moisés Fischer Pessuti, de Curitiba (PR), falará sobre “Reforma Política”. Haverá intervalo para o almoço e, às 14h, apresentação cultural. Logo depois, o deputado federal Fabio Paulino Garcia (PSB/MT) palestrará sobre o “Pacto Federativo”. O parlamentar é membro titular da Comissão Especial do Pacto Federativo, destinada a analisar e apresentar propostas relacionadas à partilha de recursos públicos e respectivas obrigações da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Segundo Garcia, desde a Constituição de 88 as atribuições, que eram exclusivas do Governo Federal, passaram aos municípios sem a contrapartida dos recursos devidos. “Houve o enfraquecimento do pacto, o que está sendo revisto na nova proposta, com diretrizes que garantam a distribuição de competências e atribuições entre os agentes públicos”, afirmou o deputado no último mês de abril, durante reunião para debater o tema, na Federação das Indústrias de MS (Fiems), em Campo Grande.

A programação do XI Seminário de Vereadores de MS terminará com o pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, previsto para 16h30 de sexta-feira. 
O evento conta com o apoio da União das Câmaras de Vereadores de MS (UCV/MS) e parceria da Câmara dos Deputados e do Governo do Estado. As inscrições devem ser feitas via site:www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3389-6261.

Diretoria de Comunicação Social – foto: Roberto Higa/ALMS