(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Evento atrai profissionais de diversas regiões do Brasil como o professor Augusto Oliveira, da UESC de Ilhéus, na Bahia que veio apresentar trabalho relacionado ao teatro como recurso para melhorar o ensino.

Evento do curso de Ciências Sociais, que termina nesta sexta-feira, debate o tema “Mato Grosso do Sul em foco: Sociedade, Cultura e Poder”.

A 8ª Semana Acadêmica de Ciências Sociais organizada pela unidade universitária da UEMS de Amambai em parceria com a UFGD e UFMS, está reunindo pesquisadores, professores e acadêmicos de várias instituições de ensino de Mato Grosso do Sul e de outros estados. Paralelamente à Semana, acontecem o 4° Encontro de Ciências Sociais de MS e o 1° Encontro dos professores de sociologia no ensino básico de MS.

De acordo com a professora Celia Maria Foster Silvestre, que coordena os trabalhos de organização do evento, a 8ª Semana Acadêmica além de promover a aproximação dos profissionais que atuam nas áreas de pesquisa e ensino, também resultará na criação da Associação dos Cientistas Sociais de Mato Grosso do Sul.

Cerca de 50 estudantes da UEMS de Paranaiba, UFMS de Campo Grande e de Naviraí além da UFGD de Dourados, participam do evento que deve terminar nesta sexta-feira, 2 de outubro.

“A cada ano a Semana Acadêmica atrai professores de instituições de ensino localizadas em outros estados. Neste ano, por exemplo, estamos recebendo professores da Bahia e do Amazonas que vieram relatar suas experiências no trabalho de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos junto a comunidades com características diferentes mas também semelhanças com a nossa realidade”, afirma Célia.

O professor Augusto Marcos Fagundes Oliveira da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus – Bahia, relatou a experiência no trabalho desenvolvido junto às comunidades indígena e quilombola daquela região brasileira: “saio daqui com a certeza de que poderemos elaborar um projeto de parceria, envolvendo profissionais da Bahia e de Mato Grosso do Sul, promovendo atividades interdisciplinares para beneficiar nossas comunidades. Foi fantástico poder participar deste evento aqui em Amambai”, relatou o professor que veio oferecer aos participantes da Semana Acadêmica uma oficina com o tema “Teatro como encontro para pensar o ensino, cultura e sociedade.

A professora Celia destacou a qualidade dos trabalhos apresentados em grupos pelos alunos e professores, além dos debates que contam com a participação de professores de várias partes do Brasil. Na noite de quarta-feira, por exemplo, foi realizada uma mesa redonda como o tema Pensamento Social e Práxis: Sociedade, Cultura e Poder. Os palestrantes foram: Fabricio Deffacci (UEMS); Cleverson Rodrigues (UFMS); Aline Castilho Crespe (UFGD), tendo como debatedor Esmael Alves de Oliveira.

Na oportunidade, o professor Esmael que é do Amazonas e considerado um dos maiores especialistas em estudos relacionados à África, América Latina e Estados Unidos da America do Norte, fez a apresentação do livro “Metodologias de Pesquisa em Ciências Humanas”

Reportagem e foto: Nivalcir Almeida