(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Casa no meio da água do Rio Apa, que está seis metros acima do normal (Foto: Edinho Corrêa)

Com as chuvas que atingem a região sul do estado, principalmente nas proximidades de Porto Murtinho – a 431 quilômetros da Capital – o aumento no nível do Rio Apa tem preocupado as autoridades. De acordo com a Defesa Civil, em três dias, 18 famílias ribeirinhas foram retiradas de casa.

“A água está subindo rapidamente e, com isso, novas residências estão alagando. Estamos fazendo o monitoramento do rio e atendendo famílias já afetadas”, destaca Oraldino Centurião, coordenador da Defesa Civil no município.

Segundo ele, só nesta quarta-feira (20), choveu uma média de 80 milímetros na cidade, entre às 6h e 18H. Segundo apurado pelo Campo Grande News, o município deve declarar situação de emergência nesta quinta-feira (21), o que agilizará o atendimento as famílias atingidas, flexibilizando os meios de adquirir materiais e alimentos.

Fotos feitas do alto comprovam que a água já tomou conta de um bom trecho da região. Casas estão debaixo d’água.

Equipes da Secretaria de Obras do município, assim como da Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental participam das atividades de prevenção na cidade. Botes e barcos são utilizados no atendimento aos ribeirinhos.

Três locais foram disponibilizados pelo município para servir de abrigo, porém, até o momento, as famílias retiradas optaram por se abrigar em casas de parentes. O nível do rio também está sendo monitorado nos municípios de Porto Murtinho e Bonito.

Água está prestes a alcançar outros imóveis na cidade de Bela Vista (Foto: Edinho Corrêa)Água está prestes a alcançar outros imóveis na cidade de Bela Vista (Foto: Edinho Corrêa)
Fonte: Campo Grande news