(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Campo Grande (MS) – A Caravana #MaisDireitos para mudar o Brasil mobiliza jovens em seu primeiro dia na Capital. Na abertura do evento nesta quinta-feira (11), na Escola Hercules Maymone, o subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Thiago de Freitas deu início as atividades e assinou a resolução que nomeia a comissão organizadora da 3ª Conferência Estadual da Juventude, que acontece em outubro.

A secretária Nacional Adjunta da Juventude, Ângela Guimarães, está acompanhando a Caravana que percorre dez cidades brasileiras e enfatizou a importância da participação local para mobilização do processo das conferências. “Precisamos fomentar nossa realidade para aproximar conselhos e entidades locais na realização das conferências. É fundamental trazer a realidade política que está acontecendo em nosso País para buscar os direitos da juventude e não regredir nas políticas públicas”.

A secretaria destacou ainda, o avanço das políticas nos últimos dez anos. ”Não podemos retroceder, muito já foi feito em dez anos para beneficiar os jovens, como a criação de Escolas Técnicas, direito a cultura e a saúde. Esse momento exige a participação e mobilização da juventude para termos o devido reconhecimento”, reforçou Ângela.

A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas da Juventude, pasta ligada à Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) direcionou os trabalho nesta manhã que foi voltado para o balanço das políticas públicas de juventude e apresentação da 3ª Conferência Nacional de Juventude. No período da tarde, os grupos de trabalho focaram no debate em torno das agendas na garantia dos direitos juvenis, enfocando criminalização da homofobia, direitos e lutas das jovens mulheres.

Na sexta-feira (12), a Caravana visita as Uneis (Unidade de Internação) Estrela do Amanhã e Novo Caminho além de projetos sociais de Campo Grande. Rumo à 3ª Conferência Nacional de Juventude, a Caravana foi abastecida com reivindicações de jovens que lutam para mudar o Brasil, das mais diversas formas.

A estudante, Lauren Kinjo, 16 anos participa pela primeira vez de debates do movimento jovem e acredita na participação como forma de reconhecimento dos seus direitos. “Para progredir precisamos conhecer as políticas e aprender sobre como buscar nossos direitos. Eventos como este é muito importante para sabermos o que está acontecendo em nosso Estado, em nosso País”.

Diversos coletivos estiveram presentes na abertura da Caravana. Dentre eles, os Conselhos Nacional, Estadual e Municipal da Juventude e o Fórum Estadual da Juventude.

Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast) – Fotos: Xuxa