(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Copete-RAUL-ARBOLEDA-AFP-1024x730

Jonathan Copete é destaque do Atlético Nacional, melhor time da Copa Libertadores deste ano (Raul Arboleda/AFP)

Ainda não foi nesta segunda-feira que o Santos fechou a contratação de Jonathan Copete. Durante a tarde, o presidente Modesto Roma Júnior e o vice, César Conforti, chegaram a assinar o contrato que foi enviado ao empresário que está representando o Peixe na Colômbia. Mas, as datas das próximas fases da Copa Libertadores da América se tornaram um grande empecilho e impediram que o acordo fosse selado, pelo menos por enquanto.

O Atlético Nacional enfrenta o São Paulo nas semifinais, que estão marcadas para os dias 6 e 13 de julho. Caso vá à final, o clube de Medellín buscará o título dias 20 e 27. E a janela de transferências internacionais se encerra dia 18 de julho, às 23 horas (horário de Brasília).

O empresário que está intermediando a negociação se reuniu com o presidente Juan Carlos de la Cuesta na noite desta segunda, no Centro de Treinamento do Atlético Nacional, ao lado de Copete e seu representante. O jogador reforçou o desejo em sair imediatamente e a proposta para levar o atleta sem aguardar os jogos da Libertadores foi reforçada pelo empresário santista.

Juan Carlos de la Cuesta entendeu a situação e se conformou que jogador já não tem mais cabeça para seguir na equipe. Mas, a definição foi adiada novamente porque o mandatário terá de se reunir com outros membros da diretoria antes de dar o sinal verde. A promessa é de que a reposta final sairá nesta terça à tarde. Até lá, o negócio tem rumo incerto.

Outra alternativa estudada é Copete se despedir dos seus companheiros após o segundo confronto com o Tricolor do Morumbi. Assim, chegaria à Baixada dia 14 de julho, ainda dentro do prazo. A chance da contratação melar é pequena, mas ainda existe.

Leia  Corrida do Pantanal 2024: inscritos têm até 30 de abril para alterar dados de cadastro

Se tudo correr bem para o time da Vila Belmiro, o clube pagará 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 6,5 milhões) de forma parcelada ao Atlético Nacional e o jogador de 28 anos assinará um vínculo com validade até 31 de dezembro de 2020.

O empresário enviado pelo Peixe está na Colômbia desde quinta-feira para formalizar o acordo. Os jogos decisivos do Atlético Nacional contra o Rosario Central, pela Libertadores, e diante do Santa Fe, pelo campeonato local, acabaram retardando as tratativas. Por isso, a reunião ocorreu apenas na noite desta segunda.

Na segunda-feira da semana passada, a equipe alviverde de Medellín já havia dado sinal verde diante da proposta santista. Em meio a tudo isso, porém, um jornal colombiano acabou publicando como verdadeiras notícias falsas de um perfil fake de Modesto Roma Jr no twitter. A situação incomodou os dirigentes do Atlético Nacional, que também se assustaram com a repercussão do assunto na mídia brasileira e com os pedidos do jogador para ser liberado.

Outros reforços
Além da busca por Copete, o Santos já acertou as contratações do meia Emiliano Vecchio, do centroavante Rodrigão, além do zagueiro Fabian Noguera. O volante Yuri, do Audax, é outro que está muito próximo de um acordo.

Vecchio é argentino, tem 27 anos, e está no Qatar SC, da Arábia Saudita. Depois de assinar um pré-contrato até dezembro de 2020, o jogador é aguardado na Vila Belmiro dia 1º de junho, dia seguinte do fim do seu vínculo com os árabes. O mesmo vale para Rodrigão, que por enquanto segue no Campinense, da Paraíba, onde é artilheiro isolado.

Já Fabian Noguera, de 22 anos, que também é argentino, só deve chegar dia 1º de julho. O jogador está encostado no Banfield desde que não aceitou renovar com o atual clube e, por isso, não entra em campo há sete meses. Sua contratação é a única que não partiu de nenhuma indicação da comissão técnica santista.

Leia  Corrida do Pantanal 2024: inscritos têm até 30 de abril para alterar dados de cadastro

A situação de Yuri é a única que ainda não foi resolvida. O jovem volante de 21 anos tinha contrato com o Osasco Audax até junho e renovou seu vínculo por mais três anos, com a garantia de empréstimo imediato ao Peixe, que cederá o atacante Marquinhos ao vice-campeão paulista. Yuri deve ficar no Santos até dezembro com valor de compra fixado e a expectativa é que o jogador dê as caras essa semana no CT Rei Pelé para realizar a bateria de exames tradicional antes da assinatura dos papéis.