(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Abril de 2024

Essa é a real situação do Rio atualmente, assoreado e degradado por falta de proteção ambiental!

Essa é a real situação do Rio atualmente, assoreado e degradado por falta de proteção ambiental!

Com a degradação e a falta de mata ciliar em suas barrancas, o Rio Miranda corre sério risco de secar daqui a alguns anos se nada for feito.

Eu ressalto mais uma vez que se não for feito nada em menos de 10 anos ou muito antes. O Rio Miranda pode secar totalmente, e isso vai se tornar irreversível é um problema que eu acredito ser muito sério e que pode afetar o nosso futuro. E preciso com urgência uma atitude de todos os órgãos municipais, estaduais, federais e órgãos ambiental. Não adianta falar, isso eu ja vi muito conversa de mais e atitudes de menos de todos os lados.

Ou tomaremos uma atitude drástica agora para tentar salvar o Rio Miranda ou será tarde demais. E sim o preço que todos que dependem do seu leito e sua água para sobreviver será alto e amargo. Deixo aqui minhas palavras, sou de Jardim, mas acredito que podemos fazer a diferença juntos a idéia foi dada e o problema estampado. Deixo Logo abaixo um poema de minha autoria sobre o Rio Miranda.

RIO MIRANDA – (Poema)

“Meu querido Rio Miranda, lembro do seu leito e as matas ao seu redor, Lembro da abundância de peixes e seus longos braços de água imponentes e profundos onde era possível se navegar, Lembro da suas águas cristalinas, Lembro também do gosto das suas águas doces.

O Tempo passou, hoje lhe vejo cansado e doente, suas águas não são mais como antes, a limpidez , deu lugar ao barro, Seus peixes foram embora, Suas Matas siliares o homem tudo cortou, Seus braços de água grandes e imponentes secaram. Fico triste em saber que meu amado rio miranda está prestes a morrer, Meu velho amigo o homem não cuidou bem de você, Hoje o Rio Miranda Está prestes a morrer! Mas fica a saudade e a certeza do tempo que era majestoso eu Jamais vou te esquecer. ✍🏻❤

Medidas do Legislativo Estadual

Em uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Lucas de Lima, para discussão principal o assoreamento da bacia do rio miranda, foram feitas reivindicações a fim de tentar resolver o problema, com os órgãos de proteção ambiental.

Rio Miranda 1978 – Jardim Guia Lopes

Texto e Poema Produzido por Maickon Prates™ – Jardim MS! ✍🏻 Fotos: José Dentinho 📸 – https://mayckonprattes.wordpress.com/