(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Representantes da Petrobras visitarão Fábrica de Fertilizantes de MS em agosto

A Petrobras confirmou para o dia 14 de agosto a presença de representes ao canteiro de obras da UFN III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras), em Três Lagoas. A visita foi solicitada pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS) por meio de ofício encaminhado há menos de um mês.  Eles  vão checar in loco o adiantado da obra. Farão parte da comitiva o Consultor do presidente da Petrobras, Armando Sérgio Prado de Toledo; o Diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, Roberto Moro; e o Gerente Executivo de Gás e Energia (Gás Química), Marcelo de Sousa Murta. A empresa adiantou que a obra não deve ficar parada por muito tempo.

A senadora sul-mato-grossense tem defendido em Brasília a importância da finalização da fábrica de fertilizantes, alegando o reflexo positivo no impacto social do empreendimento, com a criação de empregos diretos e indiretos e a geração de renda.

O impacto positivo para o agronegócio nacional, ainda muito dependente da importação de fertilizantes é outro argumento elencado por Simone. Ela também destaca que a companhia já gastou R$ 3,21 bilhões nas obras e que o “desinvestimento” é negativo para o País.

A conclusão da fábrica deve ocorrer por meio de uma reestruturação que não gere ônus financeiro à Petrobras. A UFN III não está entre os investimentos prioritários da estatal elencados pelo seu Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

A paralisação da construção ocorreu em dezembro de 2014, quando a Petrobras rompeu o contrato com o Consórcio UFN III, formado pelas empresas Sinopec e Galvão Engenharia, esta última envolvida na Operação Lava Jato da Polícia Federal.

Reportagem – Raquel Madeira