(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
dMato Grosso do Sul ocupa hoje a 13ª posição no ranking nacional da produção de leite. Em todo o estado são 25 mil produtores, grande parte pertencente à agricultura familiar, que produzem, em média, 1.000 quilos de leite por vaca ao ano. Apesar de o volume de leite parecer alto, os produtores sul-mato-grossenses sofrem com a baixa produtividade, o que nos demais estados do país chega a atingir o índice de 1.381 quilos de leite por vaca ao ano. Este e outros temas foram abordados durante o 18º Encontro Técnico do Leite, realizado ao longo desta terça-feira, em Campo Grande.

A produção do leite em Mato Grosso do Sul não é satisfatória para a sustentabilidade econômica do segmento, que para ser viável precisa atingir uma produção mínima de 300 litros ao dia. De acordo com dados apurados pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em dez anos (de 1990 a 2000) o volume produzido no estado subiu apenas 28,1%, enquanto que em Goiás a elevação foi de 230,8% e em Mato Grosso 191% no mesmo período.

O deputado Renato Câmara afirmou que o Encontro é um passo importante para contribuir para melhorias na produção do leite no estado, gerando mais renda para as famílias e melhorando a comercialização. “Sabemos que de leste a oeste no estado, o leite é o pão de cada dia do produtor rural. É o que contribui para o orçamento dessas famílias no final do mês”.

Renato Câmara lembrou o esforço do Governo do Estado, na redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel. “Diminuindo o ICMS, o Governo vai contribuir para todos os setores produtivos do Mato Grosso do Sul”, explicou.

Mato Grosso do Sul conta atualmente com 24 mil produtores rurais no segmento lácteo. Deste total, 15,1 mil criadores não conseguem produzir mais de 100 litros de leite ao dia.

Assessoria

Fonte: Assessoria de Imprensa