(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Expedição técnica percorrerá quatro regiões do Estado e realizará evento para produtores e profissionais do setor em Campo Grande

O Rally da Pecuária 2018, maior expedição técnica privada do Brasil com foco na avaliação das condições da bovinocultura nos pólos produtores, chega ao Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, dia 26 de junho. Técnicos da Equipe 2 vão a campo na região de Nova Andradina e, no dia seguinte, seguirão para a região de Dourados. Na quinta-feira, dia 28, em Aquidauana, acontece evento técnico para produtores e profissionais do setor. Em Campo Grande, na sexta-feira 29, acontecerá a oficina da produtividade, com palestra e debate sobre mercado, cenários e perspectivas para pecuária no Brasil. A ação será no Sindicato Rural de Campo Grande, entre 11h e 12h30.

A expedição técnica teve início dia 18 de junho e, inicialmente, percorreu propriedades no Rio Grande do Sul para verificar as condições do gado de corte. Agora, os técnicos estarão no Mato Grosso do Sul para coletar informações qualitativas por meio do contato direto com produtores e lideranças regionais, e quantitativos, por meio de amostragem de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, estimativa de confinamento, sistema de gestão e produção permitindo uma avaliação consistente das produções e realidades regionais.

No Mato Grosso do Sul foram entrevistados 137 produtores nas duas últimas edições da expedição. Cerca de 10% dos entrevistados produziam mais de 26 arrobas por hectare/ano e representavam 50% das vendas totais da amostra pesquisada. Essa produtividade é seis vezes e meia acima da média nacional e comprova a tendência de concentração dos produtores no Estado, já que os preços tendem a se ajustar aos mais produtivos.

Essa tendência, que ocorre com maior velocidade em estados como o Mato Grosso do Sul, ameaça os produtores que não incorporaram tecnologia. Os impactos são maiores nos pequenos produtores que se encontram em piores condições orçamentárias.

A própria produção do Pantanal está sob ameaça. “Um sistema de produção com características particulares não estará apto a competir num ambiente que tende a selecionar a alta produtividade. Essa constatação sugere que a pecuária pantaneira precisará agregar valor, caso queira sobreviver com rentabilidade nos próximos anos”, reforça Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária. Estes temas serão discutidos com os produtores nos eventos e oficinas realizados durante o roteiro da equipe 2.

Nessa edição do Rally, a pastagem ganhará atenção especial. As observações a campo, quando cruzadas com as informações fornecidas pelos pecuaristas, o acompanhamento dos pastos amostrados por imagens de satélite e as informações estatísticas disponíveis apontam uma redução da área de pastos, resultado do maior aporte tecnológico na produção. O objetivo de dedicar maior atenção às pastagens é a quantidade de informações difundidas por grupos de interesse. “Estudos de grande relevância para a pecuária estão sendo mal interpretados e apresentados de forma enviesada sobre o setor produtivo”, ressalta Nogueira.

ROTEIRO

O Rally da Pecuária, maior expedição técnica privada com foco nas condições da bovinocultura no país, percorrerá em 2018 cerca de 60 mil quilômetros nos principais pólos pecuários do Brasil. As equipes realizarão 12 eventos com pecuaristas e profissionais do mercado e outras 18 oficinas da produtividade, encontros e debates com produtores e técnicos ao longo do trajeto.

A expedição vai a campo entre os dias 18 de junho e 1 de setembro com 7 equipes técnicas que visitarão 11 Estados – Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Entre os dias 1 e 19 de setembro, a equipe técnica finalizará as análises dos dados obtidos em campo, que irão compor os relatórios distribuídos ao setor.

O Rally da Pecuária, organizado pela Agroconsult e Athenagro – novo nome da Agroconsult Pecuária – é patrocinado por Corteva Agriscience™ – Divisão Agrícola da DowDuPont, JBS, OCP, Ourofino Saúde Animal, Phibro Animal Health, Santander e Amarok / Volkswagen, com apoio do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), Agrosatélite, Webmotors e FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

 

Serviço

Oficina da produtividade

Data: 29 de junho, 11h

Local: Sindicato Rural de Campo Grande