(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Prosa & Segredos: Programa da TVE aborda o Autismo

O programa“Prosa & Segredos” apresentado pelo jornalista Bosco Martins debate assuntos variados e neste fim de semana abordará o Autismo, com o autista Marcos Petry.

Como é viver com um filho que tem dificuldade de comunicação e as   dificuldades e as angústias que envolvem a criação de uma criança autista.

O convidado de Bosco Martins é o Marcos Petry, diagnosticado com autismo atípico  e que  por meio de falas  objetivas, mas de sinceridade envolvente,  informa como funciona a mente – e o coração – de uma pessoa que foi diagnosticada do Transtorno do Espectro Autista vindo  acompanhado de muitos termos científicos, às vezes difíceis de entender e que prejudicam a compreensão do que é o autismo.

Petry é um autista de alto funcionamento. Formado em Comunicação Institucional na Universidade UNIDAVI , em Rio do Sul (SC), também é mestre em Design Gráfico e Produção em Publicidade. Há um ano, ele  escreveu o livro Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres, da Chiado Editora. Além de escrever, ele afirma que também adora música e pratica academia quatro vezes por semana.

“Acredito que o exercício físico seja muito benéfico principalmente para a parte de coordenação motora e equilíbrio. Quando não posso fazer academia, ando de bicicleta e faço caminhadas.”comenta.

Marcos Petryé  catarinensee tem de 25 anos, criou um canal no Youtube para falar sobre o assunto. O seu “ Diário de Um Autista,”  tem mais 30 mil inscritos e mais de cinquenta vídeos que tratam sobre o TEA, questões relacionadas como educação, acessibilidade, sexualidade, além de assuntos como esporte e atividade física, música e etc.

“Decidi abordar o autismo no cotidiano e com linguagem cotidiana. Algo que dialogasse com as pessoas e fomentasse não só os desafios do autista mas também as possibilidades que o indivíduo tem para alcançar.“

O youtuber criou o canal  em 2016 e não imaginava o sucesso que faria. “Quando criei o canal não imaginei este tamanho alcance. É incrível ver que muitas coisas estão sendo entendidas e debatidas usando a internet.”

Para ele o esporte, principalmente o que é praticado em grupos pode condicionar também a noção de espaço da pessoa com autismo e a consciência corporal.

Petry conta que nunca teve um laudo do diagnóstico porque em um primeiro momento imaginou-se que as manifestações de seu espectro autista derivavam de uma lesão cerebral que possui. A suspeita sobre o autismo veio através de uma amiga da família, quando ele já tinha nove anos de idade.

“Hoje minhas maiores dificuldades são me enturmar, mesmo num grupo de conhecidos, e saber quando estou sendo inconveniente com as pessoas à minha volta.”, explica.

O Jornalista Bosco Martins conta  que  gravou o programa quando  Marcos Petry  esteve em Campo Grande no fim do ano passado palestrando para médicos e pais de autistas e se impressionou com sua inteligência e habilidade: “ Apesar das  adversidades, sua desenvoltura nos vídeos e na entrevista  é muito  cativante. Èimportante que seu pensamento sobre o assunto e suas ideias sejam discutidas pois  com essa visibilidade  sua representatividade aumenta,  quebrando  certos paradigmas em relação ao autismo.” Completou o jornalista.

Anote  horários de exibição do programa Prosa & Segredos c/ Bosco Martins na TVE-Cultura

 *Sábado às 11 hs

*Domingo às 13 horas

Na próxima terça às 19 hs

A PROGRAMAÇÃO DA TV-E CULTURA VC ASSISTE;

CANAL 4 da TV Aberta, Canal 15 da NET ou de qualquer lugar pelo:

www.portaldaeducativa.com.br

https://www.youtube.com/watch?v=mKwJcZdg7HE&t=82s