(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Profuncionário se destaca na Festa do Folclore da Escola Ade Marques

Ponta Porã (MS) – O Profuncionário curso técnico profissionalizante que atende trabalhadores administrativos das escolas públicas de Ponta Pora, participou ativamente da Festa do Folclore, um evento anual promovido pela Escola Estadual Ade Marques.

Alunos e tutores dos cursos técnicos em Alimentacao Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretariado Escolar levaram para a festa uma exposição dos trabalhos desenvolvidos no curso. Este ano o tema foi Não ao desperdício, uma iniciativa que visa incentivar as pessoas a utilizar melhor os recursos disponibilizados nodia a dia como água, alimentos, energia elétrica, papéis e outros tpos de materiais.

O destaque ficou por conta de um concurso que reuniu cinco pratos preparados carinhosamente pelas oficiais de cozinha que atuam nas escolas públicas da cidade e que são alunas do curso de Alimentacao Escolar. As alunas Elianne Ferreira V. de Paula (Escola Estadual Geni Magalhaes), Elizabeth Gamarra – Escola Estadual Miguel Marcondes, Joelma C. de Almeida – Escola Geni M. Magalhães, Jaqueline Aparecida Correia de Souza – CEINF Joana Franco Barrios, Nidia Valensuela e Mirian Ortiz – Escola Mendes Gonçalves.

A escolha do prato mais saboroso foi feita pelo público que visitou a sala do Profuncionário. Cada pessoa era convidada a participar de uma desgustacao dos alimentos. No final, com 46% dos votos foi escolhido o guisado de mandioca preparado pela cursista Jaqueline Aparecida Correia de Souza, do CEINF Joana Barrios.

A turma de Infraestrutura apresentou os trabalhos desenvolvidos nas escolas voltados para a melhor utilização dos recursos. É que no curso os alunos recebem orientações sobre aproveitamento dos materiais, a coleta seletiva e a reciclagem. Já a turma de Secretaria apresentou dicas de economia dos recursos naturais, distribuindo receitas de produtos que são feitos a partir da reciclagem e do melhor aproveitamento do que geralmente é descartado no dia a dia.

Leia  Ponta Agrotec 2024 acontece entre os dias 12 e 15 de junho

Em Ponta Pora o Profuncionário está em sua quinta turma. Os professores Elizete Cardoso, Eliana Vargas e Nivalcir Pereira de Almeida são os tutores das turmas de Secretariado, Infraestrutura e Alimentaçao, respectivamente. Elizete Cardoso é a coordenadora do Programa no município que é desenvolvido em parceria da Prefeitura com o Governo do Estado.

A coordenadora do Profuncionário, Elizete Cardoso, explicou que com o tema “ Diga Não ao Desperdício”, várias atividades foram prepararadas pela coordenadora, professora Elizete Cardoso, sendo também tutora do Curso de Secretaria Escolar e tutores dos Cursos Técnicos em Alimentação Escolar liderado pelo professor Nivalcir Pereira de Almeida e Infraestrutura Escolar Eliana Vargas. “Os estudantes de Infraestrutura Escolar fizeram toda a parte de ornamentação da sala do Profuncionário cujo espaço teve a representação de uma cultura do não desperdício em relação às nossas ações e relação com o meio ambiente, tudo foi preparado com muito cuidado para mostrar ao público presente, que é possível viver em um ambiente mais saudável, sem o desperdício de alimentos, materiais, etc.. desde que tenhamos posturas adequadas e planejamento das ações, em especial no espaço escolar”, afirmou.

Ela acrescentou que os estudantes apresentaram em vídeo os projetos desenvolvidos no curso de Infraestrutura Escolar. A turma de Alimentação Escolar participou com a produção de diversas receitas próprias do cardápio escolar, entre as quais o arroz carreteiro, arroz com galinha, guisado de mandioca, arroz primavera, farofa e gelatina colorida. Essas receitas foram colocadas para degustação do público no horário das 18h ás 20h. A ideia de elaborar os pratos da merenda escolar é avaliar a Merenda mais saborosa das escolas públicas.

“A turma de Secretaria Escolar elaborou toda a parte textual com a confecção de cartazes, panfletos, marcadores de livros e dicas do não desperdício. Essa turma também elaborou em tempo real na internet os instrumentos para avaliar os pratos de degustação, a sala do Profuncionário e toda a festa do folclore da EE Adê Marques. Assim, os visitantes e participantes da festa, além de degustar os pratos, puderam avaliar todas as atividades do evento”.

Leia  Ponta Agrotec 2024 acontece entre os dias 12 e 15 de junho

Sendo assim, agradecemos a contribuição da Secretaria Municipal de Educação que patrocinou os gêneros alimentícios para a elaboração dos pratos para degustação. Destacamos o apoio da direção da Escola ade Marques e agradecemos ao público que nos prestigiou, visitando nossa sala e, desta forma, contribuindo para repassar elementos de uma cultura do Não Desperdicio.

Legendas das fotos: Divulgaçao

Foto 01:

Alunas do Profuncionário participaram do concurso dos pratos servidos na merenda escolar das escolas públicas de Ponta Pora.

Foto 02:

Sala utilizada pelo Profuncionário destacou a importância de se combater o desperdício através do repasse de informações sobre melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no dia a dia.

Foto 03:

Aluna Jaqueline durante preparo do guisado de mandioca, prato escolhido como o mais saboroso durante evento na Escola Estadual Ade Marques.