(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
aa

Rosenery é docente de Ciências Contábeis da UEMS de Ponta Porã.

A professora do curso de Ciências Contábeis da UEMS de Ponta Porã, Rosenery Loureiro Lourenço, teve o artigo Can Management Accounting be Meaningful in the Margins? A Proposal to Advance Interpretive and Critical Approaches in Management Accounting Research in Brazil selecionado para discussão no International Congress of Qualitative Inquiry da University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA).

O artigo foi desenvolvido em conjunto com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O artigo evidencia a necessidade do pluralismo teórico e da coexistência de conhecimentos oriundos de epistemologias diversas em contabilidade gerencial no Brasil”, explica Rosenery.

Atualmente, a docente da UEMS é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFRJ. Para Fernanda Filgueiras Sauerbronn que, também, integra o Programa, e co-autora do artigo, “a contabilidade não se restringe à exatidão dos números. Até por isso, ela não é uma Ciência Exata e, sim, uma Ciência Social dotada de metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar a ação humana que influencia o progresso, a inclusão social e a redução da pobreza” explica.

No artigo, as autoras transitam entre as possibilidades epistemológicas para pesquisa em contabilidade gerencial e discorrem sobre a contribuição destas abordagens para o contexto brasileiro. O International Congress of Qualitative Inquiry da University of Illinois at Urbana-Champaign está em sua décima segunda edição e o tema neste ano é pesquisa qualitativa em tempos neoliberais. O artigo das pesquisadoras será apresentado neste sábado (21) às 17h.