(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

EventoO presidente da Câmara de Bodoquena vereador Arsênio Martins (PT) juntamente com as servidoras da Casa de Leis Leidi Acosta Machado, Maria de Figueiredo e Flávia Figueiredo da Silva, participaram do Encontro “Tecendo o Desenvolvimento Regional”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), e realizado através da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) nesta sexta-feira (26), no anfiteatro da UFMS em Aquidauana.

A conselheira Marisa Serrano (Diretora da Escoex) deu início ao evento agradecendo a presença de todos, destacando que dos 12 prefeitos, apenas três não puderam estar presentes por compromissos assumidos anteriormente, mas falou da satisfação do grande número de servidores para quem as oficinas são oferecidas.

Marisa Serrano reafirmou que o Tribunal de Contas está de portas abertas aos gestores e técnicos para orientar e compartilhar conhecimentos. “A Corte de Contas está investindo cada vez mais na capacitação, e em sistemas que facilitem a apresentação das prestações de contas e envio de documentos, bem como, orientação quanto às alterações nas legislações”.

As oficinas realizadas abordam assuntos de interesse como Canal do Jurisdicionado – Objetivo, Finalidade e Operacionalização; Controle Interno ; Calendário das Obrigações – Manual de Peças Obrigatórias – IN n. 35/2011; Atos De Pessoal; LC n. 123/06 e Compras Governamentais; Sistemas Sicom e LRF; Licitação e Contratos Administrativos – Análise de Jurisprudência; Contas de Gestão/Governo; Contratos de Obras e Meio Ambiente e Execução de Contratos.

O conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Waldir Neves defendeu durante o encontro “mais transparência na aplicabilidade dos recursos por parte dos gestores como forma de elevar os índices de desenvolvimento, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico)”.

O evento superou a expectativa inicial de 150 participantes, registrando a presença de 320 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores dos 12 municípios da Região Oeste (Grupo V) e o próximo encontro será no mês de agosto na região de Dourados, em setembro Ponta Porã e em outubro será e vez de Paranaíba.

Participaram das oficinas o prefeito de Bodoquena Jun Iti Hada (PMDB), o presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, os conselheiros Iran Coelho (Corregedor) e Osmar Jeronymo (Ouvidor); o prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade (PDT); o procurador Geral de Contas do MPC-MS José Aêdo Camilo; o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana vereador Anderson Meirelles; o professor e diretor do campus da UFMS, Auri Frubel.

Reportagem – Thiago Gonçalves