(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

???????????Ponta Pora (MS) – É o primeiro lote dos exames realizados no programa “Saúde da Mulher”, realizada parceria com Sesc

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Sesc (Serviço Social do Comércio) preparam a entrega do primeiro lote de exames de mamografia realizados pelo programa “Saúde da Mulher”. Os testes foram realizados no início deste mês e dentro do prazo previsto, serão entregues. Conforme a Gerente do setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Zanetti Albertini, a Secretaria de Saúde já está programando a entrega dos exames dessa primeira remessa, já que outro lote já deverá chegar nas próximas semanas.

O programa “Saúde da Mulher” tem disponível atendimentos dentro do programa “Sesc Saúde Mulher”, que está em Ponta Porã onde realiza, gratuitamente, exames para prevenção do câncer de mama e de colo uterino, além de ações educativas.

Os exames de mamografias são encaminhados para uma central de laudos remotos do Hospital de Câncer de Barretos, que analisará as imagens e emitirão os laudos. As imagens serão salvas em um DVD e devolvidas às pacientes juntamente com o laudo impresso. Para o Papanicolau, o Sesc encaminhará as lâminas para laboratórios credenciados para análise, retornando às pacientes por meio de laudo impresso.

A unidade instalada no Centro Regional de Especialidades “Dr. João Kayatt” fica no município até outubro para a realização de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, sem necessidade de encaminhamento médico. Já para o preventivo (Papanicolaou) a faixa etária será para mulheres entre 25 e 64 em atividade sexual, também sem necessidade de encaminhamento médico.

A Unidade Sesc Saúde Mulher tem capacidade de realizar diariamente 30 exames Papanicolaou e 30 mamografias, totalizando uma média de 1.200 exames mensais. Os atendimentos serão realizados mediante o pré-cadastramento das pacientes interessadas nas ESFs – Estratégias de Saúde da Família com os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Leia  Ponta Agrotec 2024 acontece entre os dias 12 e 15 de junho

Após esse pré-cadastro a paciente terá seus exames agendados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. O horário de atendimento do Sesc Saúde Mulher é de segunda a sexta–feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt.

 

“Saúde da Mulher” entregará exames de mamografia”

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Sesc (Serviço Social do Comércio) preparam a entrega do primeiro lote de exames de mamografia realizados pelo programa “Saúde da Mulher”.

O programa “Saúde da Mulher” tem disponível atendimentos dentro do programa “Sesc Saúde Mulher”, que está em Ponta Porã onde realiza, gratuitamente, exames para prevenção do câncer de mama e de colo uterino, além de ações educativas.