(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 04 de Maio de 2024

A Prefeitura de Porto Murtinho, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (23), Aula Inaugural sobre ‘Escuta Especializada’.

O evento aconteceu no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, e contou com a participação da secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, secretária – Adjunta, Josiane Abadie Arguelho e do juiz substituto da Comarca do Município de Porto Murtinho, Vinicius Borba.

A secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, ressaltou que o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), segue investindo na capacitação da Rede de Proteção da criança e do adolescente no município.

A mesma, mencionou, que durante o curso, os profissionais aprenderão sobre a Lei da ‘Escuta Protegida’ para proporcionarem atendimento humanizado às crianças e adolescentes, vítimas de violência no município.

Informou, que cerca de trinta técnicos da SEMASTC, dentre os quais, assistentes sociais, psicólogos, bem como das Secretárias de Educação (diretores e professores de escolas públicas), Saúde e conselheiros tutelares, estão sendo capacitados.

A secretária disse ainda, que objetivo do respectivo curso, com duração de 120 horas, com aulas online, ministradas a cada 15 dias, é capacitar os profissionais para que os mesmos realizem o acolhimento de crianças e adolescentes que estejam sendo vítimas de qualquer situação de violência.

Ou seja, que as crianças ou adolescentes atendidos relatem uma única vez a situação vivenciada e recebam todos os encaminhamentos necessários, sem precisar reviver a situação de violência sofrida ou presenciada, ao contarem repetidas vezes o ocorrido.

A secretária-Adjunta de Assistência Social, destacou que atual administração, objetiva fornecer aos profissionais, ferramentas necessárias para realizarem a ‘Escuta Especializada’, de forma sensível, empática e eficiente.

“O objetivo é nortear os profissionais sobre os procedimentos corretos. Agradecemos, a iniciativa do prefeito Nelson Cintra e da nossa secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Barbosa, por investirem na qualificação da rede de proteção, que atua na garantia dos direitos da criança e do adolescente, vítima ou testemunha de violência”, disse Josiane Abadie.

Conforme, Josiane Abdie, a Universidade Corporativa do Brasil será  a responsável por ministrar a capacitação.