(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024
IMG_5836 (1)

Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha realizou Encontro da Juventude Tradicionalista em Ponta Porã. (Foto. Ed Moreno)

Pota Pora (MS) – O CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Querência da Saudade, recebeu no último final de semana o Encontro da Juventude Tradicionalista do Brasil, organizado pela CBTG – Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – e o final de semana foi de palestras importantes e uma viagem no tempo, na histórica Guerra da Tríplice Aliança, em um passeio até o Parque Nacional de Cerro Corá, em Pedro Juan Caballero. Participaram do evento, a direção do MTG-MS e da CBTG, além da secretária adjunta de educação, Mirta Landolfi, que representou o prefeito Hélio Peluffo no evento.

O evento teve início na sexta-feira, com várias atividades e palestras. A primeira do dia foi proferia pelo presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, que contou aos presentes um pouco da história dos 30 anos da Confederação, fundada no ano de 1987. Na seqüência, o diretor geral e assessor de TI da CBTG, Wilson Porto, apresentou a Palestra: CTBG “Uma radiografia completa”.

Em seguida, o Diretor de Divulgação da CBTG, Rodrigo Bastos, comandou a palestra: MTG-RS “50 Anos de Preservação e Valorização da Cultura Gaúcha. Na seqüência, a 1ª Prenda do MTG Rio Grande do Sul, Roberta Jacinto, realizou a palestra: Ser Prenda “Objetivos e Perspectivas”. Logo depois, a presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Liliane Pappen, realizou a palestra: Chimarrão “Uma nova Visão”. Encerrando as atividades do primeiro dia do Encontro da Juventude Tradicionalista do Brasil, Rodrigo Bastos, realizou mais duas palestras: Liderança Jovem e Ética na Era das Incertezas e Dicção e Oratória e também comandou uma gincana cultural.

No sábado, os participantes do Encontro da Juventude Tradicionalista, vindos de várias partes do Brasil, de Estados como o Paraná, Mato Grosso, Bahia e Rio Grande do Sul, foram levados até o Parque Nacional de Cerro Corá. Lá o professor de história, Nivalcir Pereira de Almeida refez o percurso da última batalha da Guerra da Tríplice Aliança, também chamada de Guerra do Paraguai.

Leia  Ponta Agrotec 2024 acontece entre os dias 12 e 15 de junho

O Patrão do CTG Querência da Saudade. Leomar Dal Molin e o Patrão do MTG-MS – Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul, Natal José Marchioro afirmaram que o Encontro Nacional em Ponta Porã foi altamente proveitoso e que os dois dias foram marcantes da vida de todos os participantes do evento. “Mais do que satisfeito, emocionado com essa mobilização. Esses dois dias vão ficar na memória de todos que estiveram em Ponta Porã. Agradeço imensamente a presença de todos, o presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, os palestrantes Rodrigo Bastos, Wilson Porto, Roberta Jacinto e Liliane Pappen. O professor Nivalcir, que nos acompanhou até Cerro Corá, nos contando muitas coisas interessantes sobre a guerra, o 1º Peão da CBTG, Farid Molas e da 3ª Prenda da CBTG, Daiane Pereira, que estão de parabéns por essa iniciativa de trazer para o Estado um evento tão importante para o tradicionalismo, enfim, foi um grande final de semana para todos nós”, declarou Natal Marchioro.

 

FOTOS: ED MORENO

LEGENDA: 

LEGENDA: CTG Querência da Saudade recebeu tradicionalistas de todo o Brasil

LEGENDA: Encontro da Juventude Tradicionalista em Ponta Porã teve grande participação