(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Participantes do Seminário promovido pelo Profuncionário nas dependências da Câmara Municipal de Ponta Porã.

Ponta Porã (MS) – O III Seminário sobre Proteção, Segurança e Assistência Social nas Escolas Públicas de Ponta Porã promovido pelo Profuncionário se transformou num importante fórum de debates a respeito de questões que envolvem o dia a dia das unidades escolares no município.

O evento realizado no sábado, 21 de outubro, nas dependências da Câmara Municipal de Ponta Porã, reuniu alunos, professores e autoridades ligadas aos setores de Educação, Segurança Pública e Assistência Social que atuam na região de fronteira.

Os convidados que atenderam ao chamado da equipe do Profuncionário puderam expor como atuam na prevenção e combate a situações que envolvem a comunidade escolar. Também discorrer sobre medidas conjuntas que podem ser tomadas para melhorar o trabalho em benefício dos trabalhadores em educação e os alunos que atuam nas escolas públicas.

O secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira, abriu a sequencia de falas expondo o trabalho desenvolvido especialmente pela Guarda Civil Municipal. Segundo ele, a principal preocupação e garantir segurança aos alunos, educadores e pais atuando na prevenção de acidentes no trânsito nas imediações das escolas e também auxiliando no combate ao uso de drogas.

A Polícia Militar, através do 4° Batalhão, foi representada pelo tenente Adriano Pechefist que destacou o trabalho de prevenção desenvolvido pela PM na cidade. Elçe colocou a instituição à disposição de todos, facilitando o contato direto entre a população, especialmente a comunidade escolar e a corporação militar.

O tenente Kaléd foi o representante do 4° Grupamento de Bombeiro Militar. Ele explicou como a corporação tem atuado na comunidade, expondo que visitas nas escolas têm sido uma das principais marcas do trabalho realizado em torno da prevenção. O Corpo de Bombeiros é um dos principais parceiros do Profuncionário em Ponta Porã. Recentemente uma equipe esteve repassando informações valiosas sobre primeiros socorros e prevenção de incêndios nas escolas.

Leia  Ponta Porã será a segunda cidade a receber Feira Cooperarem comemoração aos 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA

A secretária municipal de Assistência Social, Vera Lucia de Oliveira, prestigiou o evento e abordou uma temática fundamental para o sucesso do trabalho nas escolas. Ele expôs as ações desenvolvidas pela Prefeitura em relação à Assistência Social, colocando à disposição todos os setores de sua pasta. Também destacou a importância do funcionamento de uma rede de proteção às pessoas, principalmente menores de idade, formada por órgãos ligados à Educação, Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.

Ricardo Torraca, diretor da Escola Municipal Jardim Ivone, foi o representante da Secretaria Municipal de Educação, grande parceira do Profuncionário na realização do Seminário. Segundo o diretor, o Seminário promovido pelo Profuncionário é de extrema importância porque abre a possibilidade dos educadores terem acesso e ainda perfeiçoar os contatos com componentes das outras instituições públicas que desenvolvem ações de proteção e valorização da Educação.

A 11ª Coordenadoria Regional de Educação, órgão que representa a Secretaria de Estado da Educação, uma grande parceira do Profuncionário também prestigiou o evento realizado no dia 21 de outubro. Seu representante do o professor Antônio Carlos Martim Lopes que abordou sobre a preocupação dos educadores a respeito da desagregação familiar como fator que interfere na boa formação dos alunos.

Infelizmente algumas instituições diretamente ligadas às questões debatidas no Seminário não se fizeram presentes, fato lamentado por todos que participaram do evento. A coordenadora do Profuncionário, professora Elizete Cardoso destacou a importância do encontro, agradecendo a participação e apoio obtido para que o evento tivesse alcançado o êxito esperado. “Saímos daqui bastante satisfeitos com tudo que foi colocado. Entre os objetivos para os alunos do Profuncionário está a reflexão sobre a segurança na escola e sobre seu papel na construção de uma escola onde educadores e educandos primem pela segurança bem como se sintam seguros e responsáveis pela construção de uma cultura de paz na escola e na comunidade. Acreditamos que o encontro atendeu a esta expectativa”, afirmou Elizete.

Leia  Ponta Porã será a segunda cidade a receber Feira Cooperarem comemoração aos 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA

O Seminário foi um evento em que se discutiu a questão da violência nas escolas, entre outros temas. Sobre este tema, os tutores do Profuncionário entendem que ao reunir as autoridades para um debate, foi possível proporcionar aos trabalhadores das escolas como se portar em situações envolvendo a segurança.

O tema faz parte do conteúdo da turma de Infraestrutura Escolar, porém, devido ao grande alcance, foi estendido aos demais alunos do curso como os de Secretaria Escolar e Alimentação Escolar. Todas as escolas públicas foram convidadas através dos órgãos que as dirigem como a secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria Regional de Educação.

Antes dos debates todos os presentes foram brindados com uma magnifica apresentação dos alunos da Oficina de Violão Popular da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã. Coordenados pelo professor Gustavo Matos da Silva, os alunos demonstraram habilidade e talento, proporcionando momentos agradáveis aos participantes do Seminário.

A equipe do Profuncionário faz questão de agradecer a todas as instituições que participaram do seminário, colaborando para sua realização e o sucesso obtido. À secretária municipal de educação, Professora Leny Klais e ao coordenador regional de Educação, Ronaldo de Caccia pelo apoio. À FUNCESPP e também à Câmara Municipal de Ponta Porã, através de seu presidente Otaviano Cardoso pela cedência do local para abrigar este importante evento que valorizou os profissionais da Educação.

O Profuncionário é um Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. Em Ponta Porã é oferecido na modalidade à distância com habilitação em Secretaria Escolar (tutora Elizete Cardoso), Alimentação Escolar (tutor Nivalcir Pereira de Almeida) e Infraestrutura Escolar (tutora Eliana Vargas).

Leia  Ponta Porã será a segunda cidade a receber Feira Cooperarem comemoração aos 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA

Legenda da foto: Fabiane Aguero