(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

PMA do Distrito de Águas do Miranda prende e autua campo-grandense por pescar em corredeira que se trata de local proibido para a pesca e apreende petrecho de pesca

 Uma equipe de Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Distrito de Águas do Miranda (Bonito) que mantém vigilância dos cardumes que começam a ficar maiores em subida dos rios para a reprodução, especialmente, nos locais em que eles são mais vulneráveis, como as cachoeiras e corredeiras, realizava fiscalização no rio Miranda ontem (11) à tarde, no município de Bonito e prendeu um pescador por pescar em local proibido (corredeira).

Os Policiais chegaram ao local denominado Corredeira Saltinho, em Bonito e surpreenderam o infrator em pé dentro do rio, tendo em vista que a água está baixa no local, praticando a pesca predatória com carretilha com vara no local. Ele iniciava a pescaria e ainda não tinha capturado nenhum pescado. O infrator, um analista de sistemas, de 33 anos, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 700,00.

Uma carretilha com vara utilizada na pescaria ilegal foi apreendida. Além de multa administrativa, a atitude caracteriza-se crime ambiental e o infrator foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Bonito e responderá pelo crime de pesca predatória, que tem pena prevista de um a três anos de detenção.

As normas proíbem a pesca a 200 metros a montante e a jusante das cachoeiras e corredeiras, pois é alta a vulnerabilidade dos cardumes nesses locais dos rios. No local em que o pescador estava, com o rio com pouca água com se encontra, é possível pegar peixe com as mãos. Exatamente porque os cardumes ficam vulneráveis nessas áreas é que existe a proibição da pesca.