(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

A Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo autuou hoje (23) no final da manhã, uma empresa de produtos químicos, com domicílio jurídico em Maringá (PR) pelo transporte de Produtos Perigosos Ilegalmente. Durante fiscalização na rodovia BR 163, no perímetro urbano de Mundo Novo, os Policiais abordaram um caminhão marca Volvo, com uma carga perigosa de produtos químicos sendo transportada sem a licença ambiental e sem seguir as normas prevista em lei.

O veículo transportava 11.525 kg de produtos perigosos ao ambiente, em tambores plásticos e embalagens plásticas, sendo 600 Kg de Soda Caustica, 1.720 Kg de Ácido Sulfônico, 250 Kg de Metasílica de Sódio, 3.965 Kg de Peróxido de Hidrogênio, 250 Kg de Sulfato de Magnésio Hipoclorito de Sódio 4.740 Kg, produtos como tóxicos e nocivos à saúde humana e ao ambiente sem a licença ambiental.  A carga advinda da cidade de Maringá seria entregue nos municípios de Mundo Novo-MS, Iguatemi-MS, Amambai-MS, Naviraí-MS e Itaquiraí-MS.

Além de não haver a licença ambiental, o transporte do produto perigoso ainda era realizado sem haver no veículo as placas com os rótulos de riscos obrigatórios pelas normas para o transporte de produtos perigosos, bem como outras exigências legais. O veículo e a carga foram apreendidos. A empresa química proprietária dos produtos foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 23.020,00. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a quatro anos meses de reclusão.