(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024

Campo Grande (MS) – Durante fiscalização ambiental em prevenção e repressão aos crimes e infrações ambientais hoje (6) no início da manhã, Policiais Militares Ambientais de Campo Grande passaram por um veículo Toyota Hilux, na rodovia BR 262, na altura do km 11, no município de Terenos. A equipe realizou a abordagem do veículo e encontrou na carroceria vários galões de produtos químicos, que eram transportados sem a licença ambiental obrigatória e em desacordo com as normas de transporte de produtos perigosos.

Além disso, não havia nenhuma proteção no veículo, rótulos de riscos, tudo em desacordo com as normas ambientais e a bula dos próprios produtos. O transporte desse tipo de material deve ser realizado em veículo apropriado atendendo as normas ambientais, no sentido de minimizar os riscos de contaminação ambiental e de causar danos à saúde de pessoas e animais. Além disso, o infrator não apresentou o documento fiscal que comprova a origem do produto.

O veículo e 545 litros e 150 kg de agrotóxicos em pó, sendo 5 (cinco) unidades de 10 litros de agrotóxicos marca APROACH POWER, 7 (sete) unidades de 5 litros da marca Imidacloprid; 11 unidades de inseticida de 20 litros da marca LANNATE, 2 (duas) unidades de 20 litros de óleo vegetal da marca FERTIQUÍMICA, 10 unidades de 20 litros de fungicida da marca CLOROTALONIL e 15 sacas de 10 kg de agrotóxico da marca MOBILE K foram apreendidos.

O proprietário do material (56), residente em Campo Grande, recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de terenos, onde foi autuado em flagrante pelo crime ambiental, previsto no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9.6050201201998), com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. A PMA também confeccionou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 20.000,00 contra o infrator.