(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

O violonista e pesquisador sul-mato-grossense Júlio Borba e o também pesquisador e maestro paranaense Cainã Alves ministram minicursos sobre Etnomuicologia, durante a 71ª edição da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Campo Grande. Com o tema “Etnomusicologia: uma alternativa educacional e cultural em comunidades de prática”, Júlio e Cainã irão apresentar resultados práticos de suas pesquisas por meio de aulas interativas. O SBCP é o maior evento científico da América Latina e, entre os dias 21 e 27 de julho, na UFMS, oferece várias atividades abertas ao público de todas as idades com o objetivo de difundir os avanços da ciência e promover o debate sobre políticas públicas de Ciência e Tecnologia. Os minicursos acontecem na sala 13, do Bloco 15, da Universidade, do dia 22 ao dia 25, das 8h às 10h.

Júlio Borba é licenciado em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, atualmente, é doutorando em Música, também pela UFPR. Júlio possui experiência como violonista de sete cordas e tem como especialidade a música brasileira de fronteira entre Brasil e Paraguai. Seu trabalho composicional tem ênfase na mistura entre o chamamé, polca paraguaia e a música instrumental brasileira. Em experiências proporcionadas por sua pesquisa, Júlio Borba já tocou com importantes músicos do Mato Grosso do Sul, como o acordeonista Dino Rocha. Em Curitiba, seu talento já rendeu ao músico dividir palco com Rosa Passos, Lula Galvão e João Egashira. Este ano, lança seu primeiro disco na capital do Paraná.

Júlio acredita que seu trabalho de pesquisa demonstra a relação intelectual entre a música paraguaia e a brasileira, a partir do estudo da polca paraguaia e é esse o tema de suas palestras.

“Nestes cursos vou falar da minha pesquisa de doutorado sobre a influência paraguaia na música instrumental brasileira feita em Campo Grande Mato Grosso do Sul, que, por força das novas perspectivas musicais e culturais encontradas na etnografia realizada em Assunção e Ypacaraí, no Paraguai, demonstra que existe uma influência recíproca e fluída entre a música paraguaia e brasileira. Assim, busco demonstrar, por meio de entrevistas, prática instrumental e escuta do acervo, que elementos consagrados da música brasileira feitas por artistas como Hermeto Pascoal e Tom Jobim estão presentes na polca paraguaia tanto quanto ela influencia a música instrumental brasileira executada em Campo Grande”.

Cainã Alves é doutorando em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisando Etnomusicologia. Cainã realizou mestrado e graduação na mesma universidade, onde, atualmente, estuda o Fandango Caiçara e as transformações que ocorreram para inseri-lo na indústria criativa, no município de Antonina, no litoral paranaense. Cainã também possui vasta produção de arranjos vocais e participação em diversas oficinas e cursos realizados em diversos festivais.

Confira o cronograma dos minicursos:

– Fandango Paranaense – Ministrado por: Cainã Alves

– A Polca Paraguaia e o Chamamé de Mato Grosso do Sul – Ministrado por: Júlio Borba

– Ensaio – Ministrado por Cainã Alves e Júlio Borba

– Apresentação da Produção Coletiva – Ministrado por: Cainã Alves e Júlio Borba

Serviço: Os minicursos acontecem na sala 13, do Bloco 15, da UFMS, entre os dias 22 e 25 de julho, sempre das 8h às 10h. O valor da inscrição é R$20,00 para sócios da SBPC e R$40,00 para não sócios.

Contato: Júlio Borba – 8836-8716.