(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Foto Ana Carla (1)_crédito Raquel de Souza

Pedagoga Ana Carla Gomes

Ana Carla Gomesdescobriu que o controle nos índices de zinco e alumínio pode prevenir doenças comoo Alzheimer em portadores da síndrome

Minerais como o zinco e o alumínio têm um papel importantíssimo no desenvolvimento humano, principalmente o cognitivo, relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e raciocínio, e o déficit ou o aumento nos índices destes elementos pode causar sérios transtornos. Ciente desta realidade, a pedagoga e pesquisadora sul-mato-grossense Ana Carla Gomes, especializada em educação especial, decidiu investigar a relação desses dois minerais com a Síndrome de Down, um transtorno genético caracterizado pela presença de material genético extra no cromossomo 21.

Os resultados da pesquisa foram tão relevantes que se transformaram no livro “Síndrome de Down: Qual a relação de zinco e alumínio no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes”, que será lançado amanhã (24), às 19h30, no Fran’s Café. “Toda essa temática voltada para a Síndrome de Down era uma coisa que me interessava muito. Conviver com tantas crianças com essa condição me levou a desejar fazer um estudo mais profundo direcionado a elas”, explica Ana Carla. A pesquisa de mestrado teve orientação da professora Lourdes Zélia Zanoni.

Hábitos saudáveis podem prevenir doenças graves em portadores da síndrome

Analisando 30 crianças portadoras da Síndrome de Down pertencentes à faixa etária de 6 a 16 anos, a pesquisadora descobriu, contrariando a literatura consultada, uma taxa normal de zinco nessas crianças, e um aumento nos níveis de alumínio. “Presume-se que é a própria Síndrome que faz com que esse índice de alumínio venha a estar aumentado, por isso a prevenção por meios alimentares é essencial. Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas irão contribuir para melhorar muito a qualidade de vida e também esses índices de zinco e alumínio”, comenta a pesquisadora.

Hábitos saudáveis, juntamente com o acompanhamento médico dos índices desses minerais, auxiliam na prevenção da demência, do envelhecimento precoce e até mesmo do Alzheimer, que podem ser causados por um índice de alumínio alterado. Outra particularidade da pesquisa foi o método utilizado para medir a taxa de alumínio, através do plasma sanguíneo, e não da urina, o que a classificou como inédita internacionalmente segundo o pesquisador britânico Chris Exley, um dos maiores especialistas em estudos relacionados ao alumínio no mundo.

Biografia da autora:Ana Carla Gomes é graduada em Pedagogia, com vasta experiência em educação, ensino técnico e docência no ensino superior. Possui Mestrado em Ciências da Educação por meio da Universidad Autónoma de Asunción e Mestrado pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

É também pós-graduada em gestão escolar e gestão em saúde, em educação especial generalista e em educação a distância e tutoria por meio Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional. Atualmente é docente do curso de pedagogia da Unigran Capital e colaboradora no curso de especialização em educação especial na UFMS, e se prepara para começar a faculdade de Biomedicina e estudar a fundo as questões genéticas de sua pesquisa sobre a Síndrome de Down.

Serviço: O livro “Síndrome de Down: Qual a relação de zinco e alumínio no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes”, resultado da pesquisa da autora Ana Carla Gomes Rosa, será lançado amanhã(24), às 19h30, no Fran’s Café, que fica na rua Marechal Rondon, 2453 – Centro. O livro está disponível também no site da Life Editora (http://www.lifeeditora.com.br/).

Raquel de Souza – Assessora de Imprensa Life Editora