(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Peça Epopéia dos Dourados e realizada em Antonio João. (Foto. Ademir Mendonça)

O 10ª RC Mec – Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista realizou nesta sexta-feira (23) encenação da peça Epopéia dos Dourados no campo do Parque Histórico “Colônia Militar dos Dourados”, produção teatral ao ar livre, com cenário em campo aberto, para retratar a saga do tenente Antônio João Ribeiro, herói da Guerra do Paraguai, que empresta o nome ao município. O evento, patrocinado pelo Comando Militar do Oeste (CMO).

A peça, que teve uma hora de duração, foi dirigida pelo capitão Matos e contou com um elenco de aproximadamente 60 atores da cidade, além de soldados do Exército de Bela Vista.

A Epopéia dos Dourados é uma peça que comove aos que a assistem. O parque histórico está localizado a 9 quilômetros da cidade, com acesso na MS-384, entre Antônio João e Ponta Porã.

A prefeita de Antônio João, Marcia Marques, disse que a encenação, intitulada “A Epopéia dos Dourados”, é uma verdadeiro resgate cultural da historia, com objetivo de resgatar preservar viva a memória de personalidades que marcaram a historia, e foi muito emocionante”, comentou Marcia.

O general Carvalho comandante do CMO depositou uma coroa de clores no monumento ao herói do Exército Brasileiro.“Sempre é um espetáculo que fascina e emociona, que busca no fundo do nosso ser um sentimento de civismo muito grande”, disse o general.

Faculdades, universidades, autoridades e entidades de classe da região foram para assistir ao teatro.

Epopéia 

Em 28 de dezembro de 1864, a Colônia Militar, que era comandada pelo tenente Antônio João Ribeiro, foi informada sobre uma força paraguaia que se aproximava para atacá-la. Mesmo sabendo do efetivo do inimigo e da impossibilidade de resistir ou receber reforços, o tenente Antônio João não hesitou, pois tinha plena certeza de que seu sacrifício seria a mais eloqüente prova do direito brasileiro àquelas terras. Determinou a evacuação dos civis que habitavam a colônia.

Veja mais fotos no link: http: http://fronteiranews.com/peca-epopeia-dos-dourados-em-antonio-joao/

Ademir Mendonça – Fronteira News