(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Abril de 2024

Entre projeções de novos empreendimentos e balanços dos projetos estratégicos já em execução, as parcerias público-privadas viabilizadas pelo Escritório de Parcerias Estratégicas estiveram na pauta da primeira reunião entre secretários de Estado e o governador Eduardo Riedel na manhã desta sexta-feira (23 de junho), no Receptivo do Governo, localizado dentro do Parque do Prosa.

Todos os secretários de Estado explanaram ao governador sobre trabalhos que estão em execução em cada pasta: Segov, Casa Civil,  Sejusp, PGE, Sefaz, SAD, CGE, SES, SED,  Semadesc, Sead, Setescc, Seilog, EPE. Os destaques de cada ação foram repassados ao fim do evento a jornalistas, que tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com os presentes. As apresentações marcam o compromisso do Governo do Estado em dar transparência as ações e promover iniciativas transversais entre os secretários, gerando resultados mais claros e imediatos à população.

Estudos, projetos e parcerias

Responsável pelos projetos de longo prazo, o Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), representado pela secretária especial, Eliane Detoni, fez um balanço das ações já concluídas em poucos meses de governo, contratos de parcerias que trouxeram investimentos de grande monta ao Estado: Infovia Digital, Centrais de Energia Fotovoltaica e concessão dos trechos rodoviários MS-112, BR-158 e BR-436.

Papel das parcerias privadas no desenvolvimento do Estado é destaque em reunião de secretariado com governador

As projeções para o próximo quadrimestre dos projetos de infraestrutura do governo foram reafirmados. O EPE dará prosseguimento ao projeto do Terminal Portuário de Porto Murtinho, aos estudos de pré-viabilidade dos aeroportos regionais, concessões de 900 quilômetros de rodovias estaduais e federais delegadas e do Parque das Nações Indígenas e Parque do Prosa.

Leia  Expectativa: Governador, ministra e presidente da Petrobrás visitam UFN3 em MS

Referência nacional em projetos de parcerias, conforme o jornal Valor Econômico, Mato Grosso do Sul vem se destacando na modelagem de projetos. Após a reunião com o governador Eduardo Riedel, a secretária especial, Eliane Detoni esclareceu como funcionam as etapas para a concretização dos projetos e captação de recursos privados.

“O Escritório desenvolve a carteira Concessões, responsável por captar investimentos privados para alavancar a infraestrutura do Estado. Trabalhamos com os projetos desde sua concepção, com o planejamento das áreas e setores prioritários, estruturamos as parcerias sob os aspectos jurídico, financeiro e técnico, conduzimos o processo licitatório e também assessoramos toda a gestão contratual. Então, a atividade do EPE cobre todos os ciclos de estruturação e implementação das parcerias, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente pela excelência na modelagem destes projetos”, explanou a secretária.

Reportagem: Laine Breda – Fotos: Saul Schramm