(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

OPINIÃO: Bélgica é a dona do melhor futebol da Copa do Mundo

A ótima geração de talentos da seleção belga sempre gera muitos debates sobre o seu real potencial dentro de uma Copa do Mundo e em 2018 essa discussão está muito presente novamente por conta do excelente início de competição da equipe de Roberto Martínez. A Bélgica já cumpriu bem o seu papel no Mundial do Brasil, quando foi eliminada pela finalista Argentina por apenas 1 a 0 nas quartas de final. Há 4 anos, Os Diabos Vermelhos formaram um time jovem com extremo potencial, mas muito dependente da qualidade individual. O ex-jogador Wilmots era o treinador na ocasião e nunca conseguiu formar um conjunto organizado e convincente. Pensar em título Mundial naquele momento seria utopia, mas não é absurdo sonhar com a Taça inédita nesse ano.

Essa realidade foi completamente modificada no momento que Martínez, ex-comandante do Everton-ING, assumiu a equipe. Ele escolheu um 3-4-2-1 como esquema e desde então formou um verdadeiro esquadrão de respeito que é dono do melhor futebol praticado na Copa do Mundo da Rússia até aqui. Hoje, a Bélgica vence suas partidas controlando os seus adversários e com um volume de jogo incrível construído com muita qualidade nas ações com bola. Os belgas pegaram um grupo mais frágil com as presenças de Panamá e Tunísia, mas o que chama a atenção é a forma como eles estão construindo as vitórias. Domínio de posse de bola, repertório na criação, velocidade pelo lado do campo, infiltrações constantes de Hazard e Mertens, triangulações que envolvem, ocupação de espaço inteligente do artilheiro Lukaku e sempre uma marcação pressão quando perde a bola. O jogo é pensado, bem articulado e sempre muito agradável.

O craque Kevin De Bruyne é o grande maestro do time e inicia as jogadas ao lado de Witsel, Hazard e Mertens trabalham nas entrelinhas com a aproximação do centroavante Lukaku, Meunier e Carrasco são as peças que atacam o espaço pelas laterais. Toda essa engrenagem encantadora faz com que a Bélgica tenha o melhor ataque (8) da Copa ao lado da surpreendente Rússia e que seja a equipe que mais cria oportunidades claras de gol do campeonato.

Vejo um time muito mais maduro para 2018, com uma identidade bem definida e com um elenco repleto de jogadores de extrema qualidade. Não vou me surpreender se a Bélgica chegar ainda mais longe nesse Mundial e esse me parece o caminho mais natural para o fim dessa história. O tempo da análise rasa somente em cima da tradição precisa ficar no passado, pois o presente pede passagem dentro de um futebol que mudou. Talento, organização e vontade de fazer história não faltam para uma geração que deseja  confirmar a fama e que me parece mais preparada para competir com os grande favoritos.

Fonte: Esporte Interativo