(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

As Forças de Segurança e de Fiscalização deram início nesta sexta-feira (05) à Operação Fronteira Integrada, nas cidades de Corumbá e Porto Murtinho, que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai, respectivamente.

As ações são coordenadas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI Fron) e conta com a participação das tropas do Exército e da Marinha e dos órgãos de Segurança Pública (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Políca Militar, Polícia Militar Rodoviária, Departamento de Operações de Fronteira, Polícia Militar Ambiental e Guarda Municipal) e Fiscalização nas esferas estaduais e municipais (Receita Federal, Receita Estadual e Fiscalização de Posturas do Município).

O objetivo da operação é combater crimes transfronteiriços e ambientais, como tráfico de drogas e contrabando, por meio de postos de bloqueio e controle de estradas, bloqueios fluviais e ações de patrulha.

No centro de Corumbá, o foco da fiscalização é o comércio ambulante de mercadorias. Acompanhados de policiais militares e da Guarda Municipal, os fiscais abordaram os ambulantes que estavam nas calçadas. “São ambulantes que estão vendendo produtos em situação irregular. Anteriormente, foi orientado, de maneira exaustiva, a documentação que devem portar, os produtos que podem ser comercializados.

A operação é mais incisiva, no intuito de coibir esse comércio irregular na cidade”, disse o coordenador de Posturas do Município, Leonardo Sampaio Martins, ao ressaltar que a fiscalização percorrerá vários pontos de Corumbá, inclusive feira livre.
Já foram apreendidos produtos, como CDs e DVDs piratas. Os vendedores que tiveram mercadorias apreendidas têm prazo de cinco dias para apresentar as notas fiscais e comprovar a procedência. Em caso de não apresentação, os produtos ficarão apreendidos e, posteriormente encaminhados à Receita Federal.
Estrada
Em outra frente de fiscalização, o Exército, as forças de segurança e de fiscalização estão no Posto Fiscal do Lampião Aceso, na BR-262. Veículos e pessoas são abordados para vistoria e checagem de documentos. Dois cães farejadores ajudam no trabalho. A operação não tem data para terminar, segundo informou a coordenação das ações.

Fonte: Redação – fronteiranews