(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

“Chance de cura chega a 92% quando diagnosticado no início”, diz especialista  

Em março, mais do que nunca, os olhares estão voltados para as mulheres, tanto pelas lutas enfrentadas até aqui como pelas conquistas já alcançadas, mas o mês também reforça a importância de cuidar da saúde feminina, em especial sobre como prevenir o câncer de colo do útero.

“A doença é um dos tipos mais frequente entre as mulheres, mas também possui grandes possibilidades de cura quando diagnosticada e tratada logo no início”, destaca Dr. Eric Iasuji Higa, oncologista da Unimed Campo Grande, que esclarece diversas dúvidas sobre o assunto. Confira!

1 – O vírus Papilomavírus Humano, conhecido como HPV, é um dos principais fatores para o desenvolvimento do câncer do colo uterino.   

Dr. Eric: O vírus HPV é transmitido principalmente pelo contato sexual e é tão comum que afeta cerca de 80% das pessoas sexualmente ativas no mundo todo. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo os do tipo 16 e 18 são os responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero.

2 – Além da transmissão pelo HPV, outros fatores também contribuem com o desenvolvimento desse tipo de câncer.  

Dr. Eric: Sim! Histórico familiar, tabagismo, início precoce da vida sexual, múltiplos parceiros, uso prolongado de anticoncepcional, remédios imunossupressores, corticoides e baixa imunidade são fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença.

3 – A vacina contra o HPV é principal forma de prevenção ao câncer de colo uterino.  

Dr. Eric: É verdade! A vacina é uma das principais formas de prevenção para este tipo de câncer e está disponível gratuitamente nos postos de saúde para meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 11 a 14 anos de idade.

4 – O preventivo é o exame ginecológico mais comum para identificar o câncer do colo de útero.   

Dr. Eric: Como o câncer de colo do útero se desenvolve lentamente e, na maioria das vezes, é silencioso na fase inicial, é através do exame preventivo que ele será detectado.

5 – Mulheres que já iniciaram a vida sexual devem fazer o exame preventivo.  

Dr. Eric: No Brasil, a indicação é que mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a atividade sexual consulte um ginecologista anualmente e realizem este exame.

6 – O câncer de colo do útero é um tipo da doença de grande possibilidade de cura.  

Dr. Eric: Quando diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 92%. Portanto, a prevenção é sempre a melhor maneira de combater o câncer de colo do útero e outras doenças.