(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Por Isabella Benites Pedrosa

Na democracia em que vivemos atualmente no Brasil, é de ciência de todos que é direito de todo cidadão o poder do voto para seus representantes políticos. Porém, este nem sempre foi como em nossa contemporaneidade, passando por grandes mudanças no decorrer da história.

O voto foi implantado pela primeira vez no Brasil em 1532, contudo, era repleto de contraindicações, como por exemplo, as mulheres, pobres e escravos não podiam fazer parte dos eleitores. No entanto, com o tempo e suas evoluções, o modo como elegemos nossos candidatos foi passando por mudanças, e hoje, todo indivíduo maior de 16 anos tem esse direito, e obrigatoriedade dos 18 até os 70 anos.

Todavia, a corrupção muitas vezes toma conta das eleições na compra de votos. Certos candidatos oferecem dinheiro, gasolina, “favores”,e inúmeras outras coisas aos eleitores em troca do seu voto, o que é uma injustiça, pois este acaba se elegendo por meio da desonestidade, e, como foi antiético na sua campanha, muito provavelmente será durante seu mandato, o que explica parte do que estamos passando no Brasil atualmente.

Temos de valorizar o privilégio que é hoje ter o direito de escolha de nossos representantes políticos, porque para isso foi necessário muita luta, e ter sabedoria para fazer a escolha do candidato certo, e não se deixar levar por propinas e outras coisas, enxergar que a corrupção começa desde ali no princípio, quando foi vendido seu próprio direito de cidadão para ser representado por uma pessoa desonesta, e fazer sua parte denunciando e fiscalizando este tipo de ato.