(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Isabella Benites Pedrosa

Mato Grosso do Sul possui um elevado índice de tráfico de drogas, ocupando o 3° lugar do país, ficando atrás somente do Espírito Santo e de Minas Gerais. O que contribui muito para esses casos, é o fato de nosso estado fazer fronteira com a Bolívia e o Paraguai, países com grande potência no ramo de tráfico. Sendo assim, nas cidades onde existem as chamadas fronteiras secas, o transporte de drogas seja algo ainda mais simples.

O que torna esse fato mais preocupante, é que os gastos com presos por tráfico são relativamente altos, chegando a 126 milhões de reais ao ano no estado, o que é um fato absurdo, pois poderia ser um dinheiro investido em saúde e educação, que estão precárias em nosso país.

A crise financeira do Brasil, o desemprego, falta de oportunidades são razões para que indivíduos resolvam entrar neste caminho, ou também aqueles que estão em busca de dinheiro fácil, mas que na maioria das vezes estes acabam presos, perdendo anos de suas vidas na prisão.

O que pode fazer com que estes valores baixem, é a orientação, uma educação de melhor qualidade, mais oportunidades de emprego, para que possam ser desenvolvidos cidadãos que busquem pelo rumo certo, não havendo necessidade de praticar atos ilícitos como o tráfico, o que consequentemente dará o poder de investir os gastos que antes se tinha com traficantes, e direcioná- los à educação, mas infelizmente, isso parece ser uma realidade que tardaremos a viver de acordo com a nossa situação política.

Leia  Bispo preside sessão e reivindica melhorias para o município