(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024
Integrantes do Moinho Cultural voltaram nesta semana para Mato Grosso do Sul
Duas apresentações internacionais, a oportunidade de conhecer outro país e, principalmente, levar a música e cultura brasileira a outros povos. Este é o sentimento dos músicos da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal), do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que se apresentaram na Expo Dubai, nos Emirados Árabes, junto com outros músicos do Programa Vale Música, do Espírito Santo e Pará.
Para o violinista Roque Junior Rosa, de 17 anos, a viagem foi uma oportunidade única na carreira. “Agradeço muito ao Moinho e à Vale pela experiência. Se não fosse essa parceria, não conseguiríamos ter essa linda viagem, que foi deslumbrante e um incentivo para seguirmos em frente”, afirmou o músico, que, desde 2015, está no Moinho Cultural.
Outra musicista que participou da excursão é a boliviana Melissa Wiletty Lazo, também violinista. “Na minha carreira, no meu currículo, é um marco histórico, porque não fui como professora de violino. Fui como violinista da Vale Música, que foi representar o Brasil. Tenho muita gratidão por essas instituições acreditarem em projetos sociais e na música como ferramenta de transformação social e por acreditarem em nós, que somos jovens músicos”, disse.
Ao todo, 15 músicos de Mato Grosso do Sul, que integram a Orquestra de Câmara do Pantanal, se apresentaram em Dubai: Eduardo Martinelli (maestro), Caio Fortunato de Haro (violino), Gleison da Silva Ferreira (violino), Jorge Priésley da Cunha (violão), Philip Maurício Andara (flauta), Rafael Henrique Morais (violoncelo), Camila Gabriela Caceres (viola), Henrique Lourenço de Carvalho (contrabaixo), José Maikson Alves (violoncelo), Diego Alberto Anez (viola), Felipe Gonçalves Arruda (clarinete), Roque Junior Rosa (violino), Emanuel Teixeira e Silva (violino), Maria Eduarda de Oliveira (violino) e Melissa Wiletty Lazo (violino). Acompanharam o grupo a diretora do Moinho Cultural, Márcia Rolon, e o coordenador José Roberto.
“Para nós, foi uma experiência única. A OCAMP é uma orquestra relativamente jovem e já passou por uma vivência tão marcante como esta, de representar o Brasil em um evento emblemático e cosmopolita, como a Expo Dubai. Além de experiência para nossos jovens músicos, a apresentação com outros integrantes do Vale Música foi um momento de troca, parceria”, afirma a diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon.
O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que visa incentivar e fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens para música de concerto no Brasil. O programa cria uma rede de colaboração entre orquestras parceiras para incrementar o ensino e a aprendizagem nos projetos de música patrocinados pela Vale, com intercâmbios entre estudantes e professores, aulas e residências artísticas. Atualmente, o Programa Vale Música conta com cinco polos de formação nos estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo envolvendo mais de 1000 alunos e 250 profissionais.