(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

A decisão por decretar estado de emergência vem após uma série de intempéries climáticas, que ocasionaram danos ambientais, materiais e prejuízos econômicos e sociais às cidades.

Subiu para 10 o número de municípios em situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul nas últimas semanas. As cidades com emergência decretada são: 

  1. Caracol;
  2. Nioaque;
  3. Ribas do Rio Pardo;
  4. Porto Murtinho;
  5. Bonito;
  6. Ponta Porã;
  7. Corguinho;
  8. Bela Vista;
  9. Jardim;
  10. Antônio João.

Com os decretos, os municípios ficam autorizados a contratar serviços de reparos sem necessidade de licitação e ainda facilita a captação de recursos.

Ao g1, o coordenador da Defesa Civil no estado, Coronel Hugo Djan Leite, disse que equipes já foram acionadas nos municípios por conta da situação das chuvas nas últimas semanas.

“Temos equipes hoje em Corumbá, Jardim, Bela Vista, Bonito, António João, Porto Murtinho e várias outras cidades do estado. Estamos atuando com equipes técnicas in loco para avaliar como o estado pode ajudar. O volume de chuva dos últimos dias foi muito intenso”.

Árvores foram arrancadas e a fiação elétrica destruída — Foto: Redes Sociais

Árvores foram arrancadas e a fiação elétrica destruída — Foto: Redes Sociais

Em Bonito, por exemplo, choveu 495 mm ao longo de fevereiro, de acordo com Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS). O acumulado é três vezes maior do que era esperado para todo o mês, que era de 140 mm. O município decretou situação de emergência na tarde de quinta-feira (2).

Em Antônio João, o prefeito Marcelo Pé postou em suas redes sociais “Continuamos empenhados na recuperação das estradas vicinais do município”.
Segundo o prefeito “Com fé em Deus vamos vencer esses transtornos que a chuva vem causando em nossas estradas, peço a todos a compreensão que logo logo vai estar tudo 100%. Fé em Deus e Pé na estrada!”

A Prefeitura de Antônio João, através da secretaria municipal de obras e serviços urbanos, permanece dedicada em atuar no enfrentamento da dura situação enfrentada pela população da zona rural. Devido ao grande volume de chuvas, um plano de enfrentamento foi criado e 100% das equipes e equipamentos da “Obras” estão trabalhando para garantir o transporte escolar, escoamento de produção e o deslocamento da população que reside na zona rural.

O Prefeito Marcelo Pé acompanha de perto o trabalho realizado e lembra que são muitos os pontos críticos e que as equipes se desdobram entre desatolar veículos e recuperar pontos críticos.