(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Arena Games

Laboratório de inovação é um projeto colaborativo do Sebrae/MS e mais 42 instituições públicas e privadas do estado

Os ambientes promotores da inovação fomentam a criação de empresas inovadoras para que o país tenha cada vez mais geração de riqueza e uma visão global na estratégia de negócios. Foi o que apontou o coordenador administrativo dos Institutos Tecnológicos da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Silvio Bitencourt da Silva.

Ele participa nesta sexta-feira (26), da mesa redonda: Ambientes promotores de inovação nos lugares e comunidades – Modelo Living Lab, como parte da programação promovida pelo Sebrae Inspira Inovação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2019), na UFMS, em Campo Grande.

O modelo de atuação do Living Lab MS, projeto colaborativo do Sebrae e mais 42 instituições públicas e privadas, é apresentado como case de sucesso por sua atuação como centro de inovações para aumentar a atratividade de empresas e serviços em tecnologia e de maior complexidade.

Com o propósito de auxiliar as startups a validarem e ganharem mercado, a gerente do Living Lab MS, Leandra Costa, destaca que o laboratório promove hubs necessários em inovação com a iniciativa pública, privada e sociedade, além de oferecer uma estrutura colaborativa para os residentes, que ajuda a empresa crescer e a criar uma rede de network. “Por meio de mentorias que promovem conexões, as empresas entram no programa de aceleração, para que os negócios possam ser repetíveis e escaláveis”, afirmou.

Para Silvio Bitencourt, o Living Lab é um case de sucesso expoente nesse tipo de abordagem, uma vez que grande parte dos laboratórios vivos atua no campo de inovação social, enquanto o laboratório de inovação sul-mato-grossense tem mais ações com foco na inovação tecnológica e no desenvolvimento empreendedor.

“A metodologia Living Lab é mais adequada, visto que propõe soluções assertivas para problemas do mundo real e atua com o trabalho de co-criação envolvendo vários atores em conjunto”, disse Silvio Bitencourt, ressaltando que o laboratório de inovação utiliza diversas metodologias incluindo design, engenharia e gestão, principalmente, estratégica.

Além disso, Leandra Costa destaca que a atuação do Living Lab MS envolve várias partes interessadas como empresas, academias, estudantes, bem como realiza o trabalho junto aos mentores que contribuem no processo com sua bagagem de experiência e conhecimento em um nicho específico do mercado. “Nosso trabalho é voltado para o engajamento de parceiros e empreendedores afim de consolidar a comunidade e fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo, bem como promover a conexão com os usuários, a comunidade, que são os grandes beneficiários da inovação e também podem trazer ideias”, disse.

Serviço: A mesa redonda Ambientes promotores de inovação nos lugares e comunidades – Modelo Living Lab será na FACOM, bloco 14, auditório 1, das 15h30 às 18h, na UFMS.