(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Mochi destaca importância da tradição japonesa na construção de MS

candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo MDB, Junior Mochi, participou da abertura do maior festival da comunidade japonesa em Campo Grande, o 34º Bon Odori, na noite deste sábado (18). A festa simboliza gratidão pela boa colheita, através da dança, que consiste em movimentos delicados e simples com cinco movimentos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar.

Depois de cumprimentar os presentes, visitar a cozinha e até se arriscar nos passos da dança, Mochi concedeu entrevista para a TV Nikkey, na qual destacou a participação a importância da comunidade japonesa na história do Estado e a participação efetiva de milhares de pessoas na festividade, que “pelo seu tamanho e sua grandeza, já faz parte da tradição e do calendário de eventos de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul”.

De acordo com Cláudio Sussumu Oikawa, vice-presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande e coordenador geral do Bon Odori, “a lendária história tornou-se popular em nossa cultura, porque mostra lealdade, sacrifício, persistência e honra que os nossos antepassados preservaram e inseriu nas vidas de seus filhos. A popularidade dessa festa aumentou rapidamente no Japão, onde as pessoas anseiam em voltar às suas raízes culturais e celebrar a sabedoria, espírito, saga e o legado dos antepassados”, destaca.

Evento comemorado há 34 anos pelos imigrantes japoneses da capital, a festa encanta os descendentes de japoneses e principalmente os brasileiros, que durante os três dias de festa lotam a sede da associação, na saída para Três Lagoas.