(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Corpus Christi - Foto Lile Correa 4Ponta Porã (MS) – Festa de Corpus Christi na fronteira terá Missa as 9h desta quinta-feira (15/6), em frente ao Quartel do 11 RC Mec e logo após sairá a Procissão em direção a Igreja Matriz São José na Avenida Brasil,onde os fiéis receberão a benção do Santíssimo Sacramento.

Trabalhando em favor da unidade dos Cristãos, católicos, evangélicos, estudantes da Rede Municipal de Ensino, Rede Estadual e Particular se uniram esse ano para a confecção dos tapetes de Corpus Christi. O anuncio dessa união foi feito pelo padre Paulo do Nascimento Souza durante o Jornal da Líder FM 104,9 de Ponta Porã, na manhã desta segunda-feira (12/6).

De acordo com padre Paulo do Nascimento “meus irmãos hoje eu quero enaltecer o trabalho do professor Vivan que é da Igreja dos Mormons, que participa todos os anos, liderando os alunos da Escola Mappe estão trabalhando na confecção do tapete de Corpus Christi, quero destacar a participação das escolas, eu quero agradecer de coração esta participação porque precisamos trabalhar cada vez mais a unidade da nossa Igreja”.

O pároco da Igreja Matriz São José mencionou que a “este ano conseguimos a participação de todas as escolas, a professora Leny abriu espaço para a participação dos alunos na confecção do tapete, precisamos sempre pensar na unificação de Igreja, agradeço a Deus e rogo que essa graça se manifeste na unidade dos cristãos”.

Os fiéis vão utilizar diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, lacres de latinhas de refrigerantes, flores e folhas, confeccionando um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas a Corpus Chisti. Por este tapete vai passar o padre carregando Jesus Sacramentado e seguido pelas pessoas que participam da procissão

Leia  Ação de Vander garante R$ 89,5 milhões do Novo PAC para 37 novas UBS em MS

Corpus Christi

Segundo a Canção Nova nesta quinta-feira, 15/6, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Leia  Ação de Vander garante R$ 89,5 milhões do Novo PAC para 37 novas UBS em MS

Reportagem: Lile Corrêa*