(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

 A delegação do MS viaja para Natal (RN) no próximo dia 12 novembro

A delegação sul-mato-grossense composta por 179 alunos-atletas (88 meninos e 91 meninas), 23 técnicos e 5 dirigentes, já está de malas prontas para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares e da Juventude 2018 (JEJ). Faltam apenas 15 dias para o início do maior evento de desporto escolar do país, que acontecerá em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 12 a 25 de novembro.

Segundo a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), os estudantes sul-mato-grossenses classificados para a fase Nacional viajarão em três datas. O primeiro grupo a embarcar de Campo Grande são os competidores do ciclismo, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, dia 12.

A segunda equipe viaja quatro dias depois com os alunos-atletas do atletismo, badminton, futsal e voleibol. E, no dia 21, é a vez da viagem do grupo com os atletas do judô, luta olímpica e basquete.

A disputa dos Escolares da Juventude é dividida em duas faixas etárias. Na correspondente a 12 a 14 anos, Mato Grosso do Sul terá representantes em 12 das 14 modalidades em disputa. São estas: atletismo, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, e xadrez.

Pela faixa etária dos 15 a 17 anos, as modalidades com participação dos sul-mato-grossenses serão atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Etapa Nacional

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) mais de 6 mil alunos- atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal participarão dos JEJ.  Além das competições, uma gama de atrações culturais e educativas farão parte do evento. O Centro de Convivência, em Ponta Negra, vai receber pela primeira vez atletas as duas categorias de idade.

Leia  Seleção Feminina do MS de voleibol disputa Brasileiro em Maringá

A novidade do evento será a participação de uma delegação do Japão, convidada pelo COB para fazer parte desta grande festa do desporto escolar.

“A expectativa para a etapa nacional é muito boa. O COB, o governo do Rio Grande do Norte e os estados participantes estão se preparando para entregar um excelente evento, que, sem dúvida oportunizara vivências inesquecíveis a juventude esportiva Brasileira”, disse André Mattos, coordenador geral dos JEJ, comemorando a participação de uma delegação japonesa no evento. “A delegação japonesa contará com 23 pessoas, entre atletas, treinadores e oficiais de quatro cidades que irão receber os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Hamamatsu, Sagamihara, Saitamanisa e Chuo”, completou André.

Os Jogos Escolares da Juventude é um celeiro de talentos para o esporte nacional, contribuindo mais e mais com as delegações multiesportivas organizadas pelo COB em competições internacionais. Nomes como Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares.