(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Aldeia bananal 2

Marruás Pantaneiras ministram cursos de culinária em aldeias indígenas

Mulheres da Aldeia Bananal e Lagoinha aprendem a fazer doces com frutas típicas do cerrado e participam de palestras preventivas sobre Violência Doméstica

Campo Grande –   A Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal (Amina), que oferece formação profissional gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social, realizou nos meses de outubro e novembro cursos de culinária de doces caseiros  para cerca de 45 mulheres das aldeias Bananal e Lagoinha, no município de Miranda (MS).

As alunas aprenderam a fazer cupcakes, biscoitos e balas utilizando como matéria-prima frutos do cerrado como cumbaru e jatobá. A iniciativa visa empoderar mulheres por meio da independência financeira além de promover palestras preventivas sobre o combate à violência doméstica. No próximo dia 27/11 o curso será ministrado na aldeia Argola e até o fim do ano estão previstos cursos nas aldeias de Limão Verde, Taunay e Córrego Seco, todas próximas ao município de Aquidauana.

Em 2014, o projeto “As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros” da Amina foi um dos 22 selecionados pelo Programa Oi Novos Brasis, do Oi Futuro, que valoriza a promoção da autonomia de pessoas e grupos comunitários através de ações de qualificação profissional, empreendedorismo, formação cidadã e participação coletiva.

O projeto consiste na geração de renda por meio da capacitação de mulheres para a fabricação de doces caseiros de frutas típicas do cerrado e confecção de artesanatos. Paralelamente às aulas, são realizadas palestras sobre o combate à violência doméstica para a comunidade da região.

 Jéssika Machado