(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Lutador de 20 anos morre após ser nocauteado em evento de MMA em Manaus; veja a luta

O lutador amazonense Mateus Fernandes, de apenas 20 anos, morreu na noite deste sábado após ser nocauteado em um evento de MMA amador na cidade de Manaus. O atleta chegou a ser encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo, Zona Oeste, mas não resistiu após sofrer quatro paradas cardíacas.

GloboEsporte.com teve acesso ao vídeo da luta, válida pelos galos, que mostra o momento exato do nocaute, no início do terceiro round. Após ser golpeado na cabeça e na nuca, o jovem cai já visivelmente debilitado. Ele recebeu os primeiros atendimentos por um enfermeiro ainda dentro do octógono. Veja abaixo.

Lutador morre após ser nocauteado em evento amador de MMA

Lutador morre após ser nocauteado em evento amador de MMA

O treinador do projeto Formando Campeões, do qual o atleta fazia parte, Valmir Dieb, estava presente e acompanhou Mateus até o momento do óbito. Segundo ele, a confirmação da morte veio cerca de duas horas após o combate.

– Meu aluno veio a óbito sim, mas não porque foi nocauteado, não porque recebeu uma pancada forte. Mas sim por que foi uma fatalidade. Teve uma convulsão. Ele foi socorrido. Acompanhei ele ao Pronto Socorro. Fiquei com ele das 21h20 até às 23h46, quando ele veio a óbito. Teve todo um suporte médico, todo um aparato, vários medicamentos à disposição. Teve um neurocirurgião e técnicos de enfermagem, enfermeira, mas nada evitou o óbito – disse.

O diretor de disciplina e árbitro central da Camma-AM, Orlean Smith, também comentou sobre a morte. Ele trata o caso como “fatalidade”.

– O Mateus estava ganhando o primeiro e o segundo round. Estava indo bem. No terceiro, ele já começou mais fraco. O adversário conseguiu encaixar dois golpes legais que fizeram ele ir para o chão. É uma fatalidade triste demais, estamos todos em choque – ponderou, antes de esclarecer a falta de ambulância.

Leia  Seleção Feminina do MS de voleibol disputa Brasileiro em Maringá
Mateus Fernandes tinha 20 anos — Foto: Divulgação

Mateus Fernandes tinha 20 anos — Foto: Divulgação

– O evento tinha uma estrutura muito boa, mesmo sendo um evento que ainda está começando. Eles tinham uma ambulância particular que estava num estacionamento privado da casa. Nós, para socorrer com a maior agilidade, levamos o Mateus direto para um carro que parou na porta. Uma Fiorino que levou direto para o hospital – acrescentou.

Orlean também afirmou que as lutas foram interrompidas durante o ápice do caso. Mateus abriu o card da franquia, que recebeu outras cinco lutas mesmo depois da tragédia.

– Quando isso aconteceu, interrompemos as lutas. Tinha sido a primeira e todo mundo ficou preocupado. A casa continuou movimentada, mas seguramos as lutas. Até que deram notícias do hospital de que ele estava melhorando. Então voltamos. Como era um evento amador, é tudo muito rápido. Foram mais cinco lutas. A última acabou por volta de 23h20. Ele não tinha morrido ainda – finalizou.

O advogado do clube Rêmulos foi acionado. A equipe de reportagem aguarda um pronunciamento oficial sobre o caso.

Laudo do IML suspeita de overdose

O mal súbito foi registrado às 21h15 da noite de sábado, quando Mateus deu entrada no SPA do São Raimundo. A morte foi confirmada às 23h45 do mesmo dia. Em laudo inicial do registro de óbito no Instituto Médico Legal (IML), consta a observação de suspeita de overdose. A causa da morte, no entanto, ainda é indeterminada e depende do resultado de exames.

A coordenadora do projeto Formando Campeões, Wanda Cantuarias, que também estava no local, disse que tanto a Comissão Atlética de MMA do Amazonas (Camma-AM), que chancelou o evento, quanto o local em que a competição foi sediada, não tiveram culpa do ocorrido.

Leia  Seleção Feminina do MS de voleibol disputa Brasileiro em Maringá

Ela confirma a hipótese de uma overdose e acrescenta que o jovem tinha um histórico com uso de entorpecentes. A equipe, no entanto, não tinha conhecimento sobre uma possível recaída.

Morte mma — Foto: DivulgaçãoMorte mma — Foto: Divulgação

Morte mma — Foto: Divulgação

– Infelizmente procede essa informação (da overdose). Mas em nenhum momento sabíamos que ele teria voltado a usar drogas. Foi uma recaída que ele teve. Se eu soubesse, não teria participado do evento – ilustrou.

Em nota, a Polícia Civil do Amazonas afirma que ainda não localizou nenhum registro de Boletim de Ocorrência sobre o caso. Contrariando versões tanto dos registros do IML quanto de parentes e acompanhantes da vítima, a Secretaria de Saúde do Amazonas afirmou em breve nota que o paciente já chegou sem vida ao hospital.

Mateus estava confiante

O lutador postou em sua rede social, no dia 29 de março, um dia antes da luta, que estava confiante em uma vitória. A publicação recebeu comentários de condolências após sua morte ser noticiada.

– Tenho fé em deus que vai dá certo, amanhã será uma grande luta. Vamos lá galera – resumiu.