(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 12 de Maio de 2024

Foto – Christiane Araújo

Voltada para professores e estudantes da área artística, obra reúne conhecimento de vários anos de pesquisa sobre o assunto

A dança sempre esteve presente nas escolas, normalmente reservada para festas e apresentações em ocasiões especiais. Mas para a professora e pesquisadora Christiane Araújo, graduada em Dança e com mestrado e doutorado em Educação, ela pode ir muito além e realmente fazer parte do conteúdo ministrado. Após muitos anos de pesquisa na área, ela reuniu os resultados obtidosno livro “A Dança na Disciplina de Arte: Transposição entre as Linguagens Artísticas”, que será lançado virtualmente neste sábado (26), às 15h.

“Eu penso que são vários os benefícios da dança estar presente nas escolas, um deles é o próprio desenvolvimento do ser humano. Uma pessoa que tem uma verdadeira experiência artísticana escolaseráum ser humano mais sensível, com uma visão mais poética e crítica do mundo e poderá encontrar diferentes saídas para as questões do dia a dia”, afirma Christiane. Segundo a autora, a ideia do livro surgiu depois de 10 anos de pesquisa dentro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), onde ela é professora, e da experiência supervisionando estágios de acadêmicos dentro das escolas. “Encontramosmuitos entraves na inserção da dança dentro das escolas,e isso fez com que eu focasse meu projeto nesse assunto, como uma das possibilidades paraminimizar esses desafios”, comenta.

O objetivo principal do livro é trazer conceitos, estratégias e suporte para que os professores possam atuar na educação básica e inserir a dança dentro da disciplina de Arte, que é obrigatória desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “Essa dança não tem um estilo especifico, mas poderíamos nomear de dança criativa ou educativa, ou seja, é uma dança que consegue a partir de propostas de consciência corporal, criatividade e apreciação estética se integrar aoscontextos dos estudantes”, explica a professora.Se os alunos estão estudando Arte Moderna, por exemplo, ou a pintora Tarsila do Amaral, o livro traz exemplos de como a dança pode ser inserida nas aulas.

A obra faz parte de um projeto mais amplo, subsidiado pelo Edital do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) 2019, que além do lançamento deste sábado incluiu uma vivência corporal on-line, que demonstrou de forma prática alguns exemplos que estão nos planos de aula disponíveis no livro,elaborados por integrantes do Grupo de Pesquisa de Poéticas e Educação em Dança (GPPED), e um sorteio de 200 exemplares para professores e estudantes de todo o Brasil, além de outros 300 livros que serão distribuídos em Mato Grosso do Sul para bibliotecas públicas, centros culturais, escolas e para profissionais de dança, cultura e arte-educação.

“O que proponho nesse livro é uma estratégia para os acadêmicose para os professores de dança nas escolasdesenvolverem conteúdos específicos da linguagem da dança a partir de temas norteadores. Esses temas podem surgir dos contextos dos alunos, da cultura local e até mesmo de outras linguagens artísticas.Essa pesquisa continua e hoje estou ampliando ela a nível de Brasil”, finaliza a autora.

Serviço: O lançamento do livro “A Dança na Disciplina de Arte: Transposição entre as Linguagens Artísticas”, da autora Christiane Araújo, será realizado neste sábado, dia 26 de junho, às 15h, via Google Meet, com transmissão pelo YouTube no link: https://www.youtube.com/channel/UCGOCVn7AOkhqH4DE0bF3FPw. Mais informações pelo Instagram: @grupodepesquisagpped.