(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Solicitação feita ao deputado Beto Pereira

A vereadora Licinha (PDT) participou na quarta-feira (02/09) de uma audiência pública presidida pelo deputado estadual Beto Pereira (PDT), no plenarinho da Assembleia Legislativa, que tratou da expansão e melhoria dos serviços prestados pela operadora de telefonia móvel Vivo em Mato Grosso do Sul. Somente este ano, foram duas indicações da vereadora pelo serviço de telefonia para atender moradores do assentamento Sumatra, distrito de Morraria do Sul, comunidade indígena Kadiweus, Colônia do Escondido e de fazendas da região que ficam distantes mais de 50 km de Bodoquena.

“A expansão do sinal de telefonia móvel e tecnologia 3G beneficiará mais de 700 famílias e de acordo com pesquisa realizada, possuem cerca de três aparelhos de telefonia móvel cada. Estas pessoas estão ilhadas sem poder se comunicar com o resto do mundo”, reclama Licinha.

De acordo com assessoria do deputado, Beto Pereira apresentou um mapeamento contendo informações de todas as cidades que solicitam algum tipo de serviço da Vivo como instalação de torres, melhoria de sinal e implantação de tecnologia 3G. De acordo com o deputado, de 2014 até agora, 64 indicações de 42 municípios foram feitas através da Assembleia Legislativa para a operadora de telefonia. “São constantes as reclamações dos moradores das cidades de Mato Grosso do Sul, sobretudo da população dos distritos e núcleos rurais. Dessa forma, foi necessário realizar essa audiência para que possamos expor os problemas e ouvir da Vivo o que pode ser feito para melhorar os serviços prestados”, afirmou Beto.

Ainda conforme assessoria de Beto Pereira, a Diretora de Relações Institucionais da Vivo Alessandra Lugatto, fez uma apresentação com dados da cobertura da Vivo em Mato Grosso do Sul. Segundo o relatório apresentado, a operadora está presente em 72 municípios do Estado e atende 39 localidades com tecnologia 3G e duas com 4G. Sobre os programas de expansão, Alessandra afirmou que ainda esse ano 13 novos sinais 3G serão disponibilizados para algumas regiões das cidades de Aquidauana, Três Lagoas, Rio Verde, Corumbá, Nova Andradina, Coronel Sapucaia, Jateí, Aral Moreira e Campo Grande. Além disso, Paraíso das Águas, passará a contar com telefonia móvel de também com tecnologia 3G.

Na audiência os representantes da Vivo foram questionados sobre quais os critérios utilizados pela empresa para a escolha dos locais que serão beneficiados pelos serviços e por qual motivo cidades turísticas importantes como Bonito não conta com 3G. Alessandra afirmou que depende de metas estabelecidas pela Anatel, que regula todo o sistema, e também de questões burocráticas como legislação ambiental. “Existem leis que precisam ser cumpridas e na maioria das vezes esbarramos na burocracia que faz com que todo o trabalho seja moroso. Também temos que obedecer determinações da Anatel que a agencia que regula a nossa atuação no mercado”, ressaltou.

“Nós recebemos solicitações de quem mora nas cidades e não conta com uma telefonia móvel, que hoje é essencial para o dia a dia. Por isso, convocamos essa audiência. Vamos ser parceiros da Vivo no que for preciso para que a cobertura melhore. Entretanto, queremos respostas positivas da empresa. Vamos continuar cobrando dos responsáveis um serviço eficiente e que chegue a todos os cantos de Mato Grosso do Sul”, disse Beto Pereira.

Estiveram presentes no evento a Diretora de Relações Institucionais da Vivo, Alessandra Lugatto, o Gerente Comercial da empresa, Antonio Fernando Peterson, os deputados Barbosinha, Renato Câmara e Ângelo Guerreiro, além de representantes de municípios cuja cobertura da Vivo é precária ou inexistente.