(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
zoonosesBodoquena é um município do Estado que ainda não possui um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), embora tenha uma grande quantidade de cães e outros animais soltos pelas ruas, vetores de doenças como a leishmaniose. Neste sentido, a vereadora Licinha (PDT) durante sessão na noite desta segunda-feira (1), solicitou através de indicação ao ministro da Saúde Ademar Arthur Chioro, ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), bem como ao secretário de Estado da Saúde Dr. Nelson Tavares e ao deputado estadual Beto Pereira (PDT), a construção urgente de um CCZ no município.

Licinha lembra que a vigilância sanitária cobra das autoridades competentes e dos donos dos pets soltos e/ou em estado crítico da leishmaniose, providências para retirar estes animais das ruas visando o controle da doença para assim, evitar a transmissão aos seres humanos.

“Constantemente a equipe do controle de vetores apanha os animais doentes, mas não tem um local adequado para o tratamento ou até mesmo para sacrificá-los. A única saída para este problema que põe em risco a saúde dos nossos moradores é a construção de um Centro de Controle de Zoonoses em Bodoquena”, garante a vereadora.

Santo Afonso

Em outra indicação, Licinha pede ao prefeito de Bodoquena Jun Iti Hada (PMDB) a regularização do loteamento Santo Antonio junto ao Cartório de Registro Civil. A vereadora afirmou que “após a regularização dos lotes, os proprietários poderão criar matrícula, ter acesso a créditos cedidos pelo governo e obter financiamentos dos programas do governo federal como o Construcard e Minha Casa Minha Vida”.

Fonte: Thiago Gonçalves