(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

1-DO LEITOR: “ Por que não internacionalizar a preservação da Amazônia com uma remuneração de aporte internacional em benefício dos fazendeiros e Estados que mantivessem intocáveis suas florestas? Dados da Nasa mostram: o Brasil tem 66% da sua vegetação nativa preservada e cultiva só 7,6% de suas terras. Já a Alemanha cultiva 56,9% – a Dinamarca 76,8% – a Irlanda 74,7%; o Reino Unido 63,9%. A área cultivada na França (31.795,512 hectares) junto com a área plantada da Espanha (31.786.945 hectares) equivale a área cultivada (63.994.709 hectares) no Brasil.”

2-DO LEITOR “Falso o bordão “Amazônia – pulmão do mundo”. Suas florestas consomem quase todo o oxigênio que produzem. As algas marinhas jogam na atmosfera 55% do oxigênio produzido no planeta. Angola e Congo queimando igual no Brasil. Os militantes digitais profissionais e a grande imprensa sem verbas oficiais destilam asneiras como aquela fala da cantora Anita. Num passe de mágica as florestas da região amazônica abrigando girafas, rinocerontes e outros animais africanos esturricados como mostra a mídia. A festa midiática com o fogo é grande.”

CONCLUSÃO Tudo não passa de ‘cortina de fumaça’, marketing das potencias europeias e ONGS que faturam sob o pretexto de cuidar das florestas e índios. Aliás, as reservas indígenas afrontam a nossa soberania, de onde são retirados minerais preciosos e proporciona o contrabando de mogno e outras madeiras valiosas. “Curiosamente” não existem ONGs no Nordeste, região que nada tem a oferecer financeiramente. Por que os esses países não declaram ‘patrimônio da humanidade’ as reservas de gás da Rússia? Enfim; é a esquerda mundial – oportunista – contra o atual Governo brasileiro que destronou o PT do poder. Nem mais – nem menos!

DESABAFO do general Luiz Gonzaga Schoeder Lessa: “…Pode a Alemanha nos ensinar alguma coisa, quando foi uma empresa sua que deu o laudo comprometedor que permitiu a catástrofe de Brumadinho? Ou a Noruega nos criticar quando sua empresa de celulose Hidro Alunorte polui a cidade de Barcarena e os rios amazônicos que a circundam? E quanto a França, que está capitaneando toda essa pressão sobre o Brasil, pode ela nos ditar alguma regra de proteção ao meio ambiente ao devastar a Polinésia Francesa e comprometer a vida no Taiti com altos índices de radiação, fruto dos seus testes atômicos na área?….”

SEGUNDO ATO A candidatura do ex-juiz Odilon de Oliveira ao Governo Estadual ainda rende ‘bate boca’ nos círculos políticos. Primeiro – o presidente do PDT Leite Schmidt ironizou em recente entrevista: “Quando a gente mexe com política, tem de mexer com política. Eu fui pegar uma pessoa que não era político. Ele (Odilon), com alguns meses já estava apoiando o Bolsonaro, embora o PDT dava dinheiro para ele apoiar o Ciro Gomes…( – ) nós não vamos errar duas vezes… ( – ) O PDT terá candidato a prefeito com pessoas que fazem política e não é o Odilon de Oliveira. Pode ser o Dagoberto Nogueira…”

A RESPOSTA do ex-juiz Odilon veio dias depois em nota distribuída à imprensa, embasada nos elogios feitos pelo ex-senador Ciro Gomes (PDT) e do próprio presidente estadual Leite Schmidt quando do lançamento de sua candidatura ao Governo. Lembrou que Ciro e Schimidt enalteceram as condições morais do candidato dizendo inclusive que ele ‘não tinha experiência para roubar”. Na nota Odilon reagiu ao argumento de Schimidt – confessando que não pretende mudar de postura na tentativa de se eleger para qualquer cargo eletivo. A previsão é que tenhamos o terceiro capítulo nesta novela de lamúrias e acusações. Mas esse embate não leva a nada. Ninguém ganha com ela.

A ESPERTEZA come a mão do esperto. O ditado antigo se aplica também na política quando o resultado das urnas castiga experientes políticos, vistos como proeminências na arte de arquitetar candidaturas e costurar alianças tidas como insuperáveis. Schimidt não foi o primeiro ‘esperto’ a perder. Lá atrás Pedro Pedrossian apostou em José Elias Moreira ao Governo e perdeu. Wilson B. Martins investiu em Ricardo Bacha e dançou. André Puccinelli não ouviu ninguém e impôs Edson Giroto como candidato a prefeito de Campo Grande e foi um vexame. Imagine agora com a internet e as redes sociais denunciando fatos e personagens na campanha. A fritura será em óleo fervendo.

OPINIÃO de Eliseu Auth (promotor de justiça aposentado no Paraná: “…Agora, saibam os que atacam a nova lei do abuso – que é o Ministério Público quem vai iniciar a ação e é o juiz ou o tribunal quem vai julgar. Onde está a o perigo? A lei precisa dizer o que as autoridades podem fazer e o que não devem fazer. Elas têm que ter limites! Democracia é assim. Ditador é que gosta do abuso. O que me preocupa é o vezo autoritário de quem pede o veto total à lei. Por isso tudo e por muito mais dou boas vindas à lei do Abuso de Autoridade…”

ENTRAVE? Tido como possível candidato a prefeito de Dourados, o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) é notícia com a denúncia contra ele oferecida pelo Ministério Público Federal com a acusação de corrupção passiva em 2010. O parlamentar reagiu taxando a notícia como ‘estranha’ visto que a denúncia já teria ocorrido havia mais de um ano e que já fez sua defesa no Supremo Tribunal Federal. Para evitar maior exploração política o parlamentar preferiu não entrar detalhes sobre o caso e a estratégia adotada na defesa. Claro, o caso não acabará agora e seu final não deixará de ser um fato político. Ignorar isso seria ingenuidade.

COMPARANDO Após 40 anos da divisão, Mato Grosso tem a população de 3.484.466 habitantes contra 2.748.023 habitantes de Mato Grosso do Sul. Cuiabá – 612.500 habitantes e Campo Grande 885.711 habitantes. Várzea Grande – 285 habitantes e Rondonópolis 232 mil habitantes contra 220.965 habitantes de Dourados. Outras cidades do MT: Sinop 143 mil – Tangará da Serra 103 mil – Cáceres 94 mil – Sorriso 90 mil – Lucas do Rio Verde 65 mil – Primavera do Leste 62 mil – Barra do Garças 61 mil – Alta Floresta 51 mil. Detalhe: Cuiabá e Várzea Grande juntas somam 897.500 habitantes, praticamente a mesma população de Campo Grande.

AGRONEGÓCIO e Indústria são as molas propulsoras do progresso nas cidades do Mato Grosso. Os números acima proporcionam essa leitura. Aqui em nosso Estado não é diferente. Dourados (220.965 mil habitantes), Três Lagoas (119.465), Ponta Porã (91 mil), Sidrolândia (56 mil), Naviraí (54 mil), Nova Alvorada (53 mil), Aquidauana (47 mil), Maracaju (46 mil), Paranaíba (42 mil), Amambai (39 mil), Rio Brilhante (37 mil).Vale destacar: município de Mato Grosso com menor população é Araguainha; 935 habitantes e no Mato Grosso do Sul é Figueirão com 3.044 habitantes.

AVISANDO Já estará valendo para as eleições de 2019 a lei sobre ‘fake news’. Ela prevê pena de prisão de 1 a 8 anos, além de multa, para quem acusar falsamente um candidato a cargo político com objetivo de afetar sua candidatura. Essa pena aumenta se o caluniador agir no anonimato ou com nome falso. E mais: incorrerá nas mesmas penas quem – ciente da inocência do denunciado e com finalidade eleitoral divulgar ou propalar, por qualquer meio ou forma, o ato ou fato que lhe foi falsamente atribuído. O pessoal precisa se conscientizar que essa mania de achincalhar a honra de terceiros pode sair muito caro aos culpados. Juízo e caldo de galinha…

A DÚVIDA A Rumo Logística ganhou de mão beijada a concessão (Governo FHC) da antiga Ferrovia Noroeste e faltando 7 anos para findar a concessão apenas usufruiu da velha estrutura. Praticamente não investiu nada e todo o acervo mais parece sucata. Agora ela quer prorrogação por mais 30 anos da concessão no trecho que passa pelo nosso Estado, prometendo investir R$1,2 bilhão na aquisição de locomotivas, vagões e troca dos trilhos e dormentes. Tudo isso porque há previsão da demanda do trem no transporte da ureia boliviana. Duas perguntas: o dinheiro deste investimento virá do BNDES? Quem garante que a empresa cumprirá essa promessa?

O EMBATE Quando o assunto é referente ao meio rural não tem para ninguém na Assembleia Legislativa. Os deputados Pedro Kemp (PT) e Zé Teixeira (DEM) monopolizam as atenções – cada qual com seus argumentos e estilos. O primeiro tem um olhar teórico da esquerda sob o viés social; o segundo tem a experiência pessoal como homem ligado diretamente a terra, o que aliás faz questão de ressaltar. Nesta semana ambos protagonizaram um embate que arrancou aplausos e risos sobre os incêndios na Amazônia. Essa é a função do parlamento que justifica assim a própria origem ou significado etimológico de ‘parlar’ – falar.

UM PERIGO! Nosso Estado é uma das portas de entrada de agrotóxicos oriundos de outros países. Aliás, 20% deste produto consumido no Brasil vem do contrabando. O pior: eles são adquiridos sem orientação técnica e aumenta os riscos de intoxicação humana e contaminação ambiental através de embalagens abandonadas e descartadas em lixões e aterros. O problema é que visando lucro maior – agricultores acabam sendo coniventes fomentando o contrabando através da aquisição destes produtos. Os preços deles aqui são caros por dois motivos: carga tributária e a falta de concorrência; apenas 4 empresas comandam esse cartel. Resolver esse problema não é nada fácil.

RÁPIDAS 

Deputado Antônio Vaz (PRB) Requer a criação do Dia do Economista e a instituição da medalha Adam Smith: presidiu audiência pública referente ao Hospital Regional e comandou a ‘Marcha para Jesus’ no aniversário de Campo Grande.

Deputado Capitão Contar (PSL) Falou sobre os aspectos positivos que envolvem a campanha “Semana do Brasil” no mês de setembro para aquecer o comércio. Ativo nas sessões, recebeu visitas diversas no gabinete e visitou 3 Secretárias de Estado.

Deputado Evander Vendramini (PP) Viu aprovado seu projeto regulamentando o teste de aptidão físico de candidatas gestantes; apresentou projeto dispondo sobre o uso de produtos inflamáveis em móveis que adornam locais residenciais.

Deputado Gerson Claro (PP) Requer que o Assentamento Itamarati com 17 mil pessoas seja declarado de utilidade pública para facilitar suas relações com Governo e órgãos públicos; recepcionou líderes políticos do interior e da capital no gabinete.

Deputado Jamilson Name (PDT) Apresentou proposição para promover a inclusão de ex-atletas de todas as modalidades em eventos esportivos promovidos no Estado. Preocupado com a situação das famílias menos favorecidos nas periferias da capital.

Deputado João Henrique Catan (PR) Quer valorizar nossa história, identidade e cultura com mudanças no calendário de eventos referente a 11 de outubro como data da criação e não como da ‘divisão’ como consta atualmente. Visitou vários órgãos públicos.

Deputado José Carlos Barbosa (DEM) Pede a instituição da Medalha do Mérito Ruy Barbosa para homenagear os escrivães de polícia no dia 5 de novembro “Dia do Escrivão”. Questionou a aplicação da verba estadual ao Hospital Regional.

Deputado Lídio Lopes (Patriota) Presidiu reunião da Comissão de Constituição Justiça e Redação analisando 19 proposições; representou a Assembleia Legislativa na reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento do Sul) em Porto Alegre.

Deputado Lucas de Lima (Solidariedade) Viu aprovado seu projeto de lei instituindo o ‘Dezembro Verde’ que objetiva conscientizar a população a cuidar dos animais domésticos, evitando que sejam abandonados nas ruas da capital e cidades do interior.

Deputado Marçal Filho (PSDB) Pede a instituição da campanha “Agosto – Mês Cinza” visando debater propostas de prevenção e combate a incêndios. Representou a Assembleia Legislativa na reunião da UNALE na cidade de Florianópolis (SC).

Deputado Márcio Fernandes (MDB) Atendeu acompanhando produtores rurais da região Norte do Estado junto ao Governo; visitou vários órgãos públicos para agilizar o atendimento de suas reivindicações. Atento as questões envolvendo o agronegócio.