(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Abril de 2024

A questão da saúde humana é muito complexa. Muitos nascem com problemas físicos ou mentais, que podem ser irreversíveis ou amenizados com cuidados especiais e tratamentos; outros adquirem no transcorrer da vida, doenças ou algum outro tipo de impedimento do bem-estar físico ou emocional, que podem ser crônicos ou passageiros. Há também aqueles que contraem problemas provocados por maus hábitos e costumes, na alimentação em excesso ou pela ingestão de bebidas e drogas, impróprias para o consumo.

É lamentável o crescente número de pessoas afetadas pelos seus próprios atos. Aquelas que não conseguem manter uma alimentação moderada e saudável e acabam consumindo alimentos em excesso e gordurosos, provocando inúmeros males, especialmente se aliados à falta de atividades físicas.

E o que dizer da ingestão de bebidas alcoólicas? Muitos jovens e adultos não se dão conta de que já se tornaram alcoólatras e seguem irredutíveis com esse vício. Ignoram os enormes problemas de saúde que estão produzindo para si próprios.

E foi para evitar tudo isso que o Senhor nos orientou, desde o Velho Testamento, sobre como devemos nos portar diante dos alimentos e bebidas para que tenhamos uma vida cada vez melhor.

E como Ele é o Senhor de todas as coisas, que tudo sabe e inclusive que nesses últimos tempos as pessoas teriam maiores problemas de saúde por conta de drogas e bebidas, Ele nos trouxe à luz a “Palavra de Sabedoria”, por intermédio da Sua igreja restaurada na Terra, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Essa palavra foi revelada por Deus para que os santos e todos aqueles que quiserem levar uma vida saudável, abandonem por completo o consumo de tudo aquilo que pode fazer mal ao físico e ao espírito do indivíduo.

Produtos como o fumo (que todos sabem da infinidade de males que provoca, inclusive o câncer) bebidas alcoólicas de toda ordem e quantidade, drogas e alimentos em excesso, especialmente a carne, o café e determinados chás, como o “chá preto”, que possui substâncias que ao entrarem no organismo humano, tendem a aumentar a frequência cardíaca, o que por sua vez aumenta a velocidade da circulação do sangue e da respiração.

Isso leva o corpo a ganhar calor e a ficar mais eufórico. Depois de algum tempo, porém, essa excitação temporária passa e o corpo precisa na verdade de mais repouso e recuperação do que antes do consumo dessas bebidas (energéticas).

David O. Makay, um líder da igreja restaurada de Jesus Cristo, afirma que os estimulantes encontrados especialmente em determinados chás e no café, são para o corpo o que o chicote é para o cavalo cansado – provoca uma arrancada, mas não constitui força permanente ou uma nutrição natural.

O Senhor disse de maneira incontestável que essas coisas (drogas, bebidas alcoólicas, café e determinados chás) não são boas para o homem. A ciência declara o mesmo. A Palavra de Deus deveria bastar não só para os membros da igreja, mas também para todos os cidadãos e cidadãs da sociedade.

Boyd Packer, outra autoridade da igreja, afirma que “A Palavra de Sabedoria não nos promete saúde perfeita, mas ensina a manter o corpo com o qual nascemos, nas melhores condições possíveis e nossa mente alerta para os delicados sussurros do Espírito.

Aprendemos a ser moderados e a ter bom senso em assuntos relacionados à saúde, nutrição e em particular, no tocante ao uso de medicamentos. Devemos evitar ser extremistas, fanáticos ou adeptos de modismos”.

Não podemos permitir que Satanás ou outras pessoas nos enganem de modo a pensar que mesmo o consumo “social” de bebidas alcoólicas e drogas nos tornarão mais felizes, populares ou atraentes.

Russel M. Nelson, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias afirma: “sejam diferentes do mundo. Sabemos que vocês devem ser uma luz para o mundo. Portanto, o Senhor precisa que vocês pareçam, falem, ajam e se vistam como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Sim, vocês vivem no mundo, mas têm padrões muito diferentes que os ajudam a evitar os efeitos negativos do mundo”.

*Jornalista e Professor