(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Jornalista Victor Barone lança no dia 6o livro “Poemas de Amor e Fúria”

Com ilustrações de Isaac de Oliveira, obra quebra um hiato de dez anos do poeta

Uma ciranda de palavras que proporcionam a percepção de dicotomias que habitam nas coisas e nos atos. De um lado, o amor profundo, a projeção da empatia. Do outro, o peso e a responsabilidade que advém desse sentimento. Em “Poemas de Amor e Fúria”, o jornalista Victor Barone quebra jejum de uma década da primeira publicação, e revela que neste ínterim maturou seu olhar sobre o mundo.

Com lançamento a partir das 18h da próxima quarta-feira (6), na livraria Leparole, o novo livro de poesias de Victor Barone apresenta aos leitores 74 poemas repletos de lirismo e força. Também integram a obra o prefácio assinado pelo escritor e poeta mineiro L. Rafael Nolli e a riqueza das ilustrações do artista plástico Isaac de Oliveira, baiano radicado em Campo Grande.

Diferente de seu primeiro livro (Outros Sentidos, 2008 – Independente), no qual a sinestesia das palavras decorrentes de emoções seguiu protagonista, os versos de “Poemas de Amor e Fúria” trazem a guerra entre sentimentos não necessariamente opostos, mas complementares em sua essência: o amor, como sintoma da empatia. E a fúria, como reação das marcas d’alma.

É o experimento possível que surge a partir do enxergar-se em frente ao espelho. E de notar nos traços do rosto o resultado da vida fatigante, mas não por isso menos encantadora.

Barone celebra em “Poemas de Amor e Fúria” sua visão sobre o poder das palavras – as ditas e não ditas, que também ressonam no olhar, nos gestos, no sentir das coisas. Ao mesmo tempo que é poesia, é também uma etnografia dos tempos, é um retrato da fenomenologia tatuada nos atos cotidianos.

No prefácio, Nolli arremata certeiro esse aspecto marcante dos versos, nos quais o autor imprime suas impressões do mundo, ao longo de uma década marcada por tumultos sociais, políticos e interpessoais.

Jornalista Victor Barone lança no dia 6o livro “Poemas de Amor e Fúria”

“A poesia de Victor Barone está no olhar – no que ele vê. E ele vê não só o superficial, facilmente perceptível – transformando a realidade em poesia – ele vê, como os poetas veem – ou deveriam ver – por dentro, pelas engrenagens secretas, pelas entranhas, pelas entrelinhas. Creio residir aí o grande segredo de sua poesia”, comenta o prefacerista.

Nas palavras do próprio autor, a obra marca o fim de um hiato desde sua primeira obra e a maturação de seu olhar para além de si. É a mistura da sensibilidade com a agressividade, na composição e reprodução dos maniqueísmos que diariamente presenciamos, mas que nem sempre percebemos ou queremos notar.

SOBRE O AUTOR

Nascido no Rio de Janeiro em 19 de Junho de 1967, Victor Barone é jornalista formado pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), poeta e escritor – radicado em Campo Grande (MS) desde 2000. É mestre em Comunicação pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e tem a carreira marcada pela atuação como repórter, editor, colunista, publisher e também como professor universitário na área de Comunicação.

Barone é autor de “Outros Sentidos (Independente, 2008) e de “Poemas de Amor e Fúria” (Editora Mara Calvis, 2018). Atualmente, é diretor-executivo da revista eletrônica Semana On e também deixa em seu blog pessoal Escrevinhamentos suas impressões sobre o mundo.

O LANÇAMENTO

Na quarta-feira (6), das 18h às 21h30, na Livraria Leparole (R. Euclides da Cunha, 1126). Entrada gratuita. Na ocasião, exemplares da obra estarão à venda e o autor estará disponível para autografar as obras que lhe forem apresentadas. Haverá, ainda, performance poética com o Grupo Casa e canja da cantora Maria Alice, acompanhada pelos músicos Pedro e João Ortale.

SERVIÇO

“Poemas de Amor e Fúria”

de Victor Barone, com ilustrações de Isaac de Oliveira

1ª edição, 104 páginas – Editora Mara Calvis, 2018

Valor: R$ 30,00

Clique AQUI para ter acesso ao press kit com imagens de divulgação e a íntegra do livro (para jornalistas)

Contato para entrevistas com o autor: (67) 98113-1292.