(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Audiência pública reunindo autoridades e a sociedade de Antônio João resultou na intensificação do combate a criminalidade

Antonio João (MS) – A comunidade de Antônio João foi surpreendida com matéria jornalística publicada em um site e redes sociais por um jornalista de Ponta Porã, através da qual faz críticas pesadas contra o combate a criminalidade que vem ocorrendo no município, principalmente no que tange as ações contra o tráfico de drogas. Em parte do texto são feitas inclusive acusações de cunho pessoal contra autoridades constituídas que unem forças na tentativa de derrotar o crime, que diga-se de passagem, vem tirando o sossego das famílias residentes na faixa de fronteira.

Através de nota, a Prefeitura Municipal de Antônio João informou que a população vivenciou casos crescentes de assaltos, furtos, tentativas de sequestros e outros atentados contra a integridade humana, além da proliferação das chamadas “bocas de fumo”, ponto onde traficantes comercializam diversos tipos de drogas e fazem a receptação de produtos furtados. Em ações desencadeadas pelas policias Civil e Militar, vários traficantes, fugitivos da justiça e ladrões foram autuados.

O secretário municipal de Governo de Antônio João, Afrânio Marques, disse que a matéria publicada pelo jornalista de Ponta Porã contra as ações da polícia causaram estranheza para os leitores do município. “Nós temos unido todas as forças vivas da sociedade para combater o crime que não só amedronta, mas nos últimos meses tirou o sono da nossa comunidade. Estamos trabalhando forte junto com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul para combater os ilícitos e uma crítica a este trabalho conjunto, esforço que não é só de uma pessoa, realmente nos deixa perplexos e sem saber a quais interesses atendem este tipo de jornalismo”, ressaltou.

Ações policiais resultaram em fechamento de bocas de fumo, prisão de traficantes e apreensão de produtos furtados

Ainda, na nota oficial da Prefeitura de Antônio João, está destacado o artigo 11 do Código de Ética, o qual diz o seguinte: “o jornalista não pode divulgar informações: de caráter sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes. O sensacionalismo é caracterizado pelo apelo emotivo em uma notícia, confundindo propositalmente as manifestações de caráter privado das pessoas com suas ações públicas, induzindo o leitor à conclusões distorcidas ou fantasiosas. Ou seja, a realidade alterada dos fatos. No caso em questão, o sensacionalismo covarde travestido de jornalismo é um grave atentando contra a própria segurança pública da região, quando questiona as ações de segurança do 4º Batalhão de Polícia Militar tendo como tática o ataque a dignidade de pessoas, a lei federal, a aversão à ética, a harmonia entre os poderes, as relações entre os municípios fronteiriços e maculando a imagem dos profissionais de jornalismo e imprensa do Mato Grosso do Sul. Como se o município de Antonio João devesse manter-se sempre no esquecimento e servindo de passividade ao crime que acomete a cidade”.

Um dos foragidos da justiça apreendido pela polícia em Antônio João foi identificado pelas iniciais A.M.F, de 29 anos

A nota segue com o seguinte conteúdo: “abordagem moralista e perversa da referida matéria, beira ao sarcasmo e mascara os reais e perigosos interesses por trás deste ataque as operações de segurança da região. O veículo de informação dissemina desserviço e questiona até as reformas e melhorias necessárias que a sede do subcomando de Antonio João vem recebendo. Visivelmente, os investimentos em segurança parece incomodar diretamente alguns setores isolados. Uma cidade não é somente de um chefe do executivo, mas de todos os habitantes que ali vivem e pagam seus impostos regularmente, merecendo atenção intensiva e também da recepção de qualidade da prestação de serviços dos órgãos públicos. Esse é o foco central da nossa agenda de trabalho, possibilitar melhorias objetivas que são vistas e sentidas pela população e a segurança pública é e sempre será uma prioridade para que possamos ter uma cidade com qualidade de vida e garantias individuais intactas”, destaca.

Intensificação do policiamento está inibindo a ação de traficantes e ladrões em Antônio João

Assessoria de Imprensa

Leia  Caminhoneiro que seguia com mais de meia tonelada de maconha para o Paraná é preso pelo DOF em Juti