(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026

Asfalto novo, obras em andamento e novos investimentos marcaram a agenda do Governo de Mato Grosso do Sul terça-feira (23) em Ladário. Ao longo do dia, o governador Eduardo Riedel entregou melhorias urbanas, autorizou uma nova frente de obras, acompanhou empreendimentos voltados à saúde pública e encerrou a programação participando das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, reforçando a parceria entre o Estado e o município.

Entre as entregas, o governador inaugurou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro SEAC. Executadas com investimentos de R$ 22,5 milhões, as intervenções contemplaram a implantação de pavimentação e drenagem, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança viária e qualidade de vida aos moradores.

Na mesma agenda, Eduardo Riedel assinou a ordem de início de serviço para as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do bairro Nova Aliança. A nova etapa de infraestrutura urbana será executada por meio do programa MS Ativo – Municipalismo II, com investimentos de R$ 17,9 milhões.

Somados, os investimentos superaram R$ 40,4 milhões e representaram mais uma frente de expansão da infraestrutura urbana e fortalecimento do desenvolvimento de Ladário.

À tarde, o 6 realizou visita técnica às obras da futura Policlínica de Ladário, empreendimento executado pela Prefeitura Municipal que ampliará a oferta de serviços especializados de saúde. A unidade fortalecerá a rede municipal e ampliará a capacidade de atendimento à população.

Telemedicina

Ao destacar as mudanças observadas em Ladário, o governador Eduardo Riedel afirmou que a evolução da estrutura de saúde do município simboliza uma transformação mais ampla vivida pelo Estado, impulsionada pela integração entre tecnologia e serviços públicos.

“O mais simbólico daqui é que nós temos uma máquina de raio-X digital de última geração. Um município pequeno dificilmente consegue ter especialistas em todas as áreas, mas a tecnologia permite superar isso. O exame é feito aqui e enviado digitalmente para um profissional que faz o laudo e devolve o diagnóstico, permitindo o encaminhamento adequado do paciente. Isso é telemedicina na prática”, afirmou.

Leia  Governador Eduardo Riedel vistoria obras da nova UTI Neonatal do Hospital Cassems de Corumbá

Riedel ressaltou que o avanço da telemedicina é resultado de investimentos anteriores em conectividade, por meio da infovia digital, e destacou que os projetos públicos passaram a se complementar, ampliando a capacidade de atendimento nos municípios.

“É consequência de outra ação que fizemos, que é a infovia digital. As coisas vão se conectando. Do primeiro trimestre do ano passado para este primeiro trimestre, nós aumentamos em 516% o uso da telemedicina em Mato Grosso do Sul. É uma curva exponencial, sem volta. Essa prática permite organizar melhor a saúde e oferecer atendimento de qualidade mesmo em cidades menores”, disse.

MS Ativo – Municipalismo II

Na sequência, Riedel acompanhou o andamento das obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade. Os serviços integram o programa MS Ativo – Municipalismo II e receberam investimentos de R$ 2,7 milhões, provenientes de emenda parlamentar.

As intervenções contemplaram a recuperação do pavimento em diversas vias urbanas, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e mais segurança para motoristas e pedestres.

O governador também supervisionou a execução das obras de pavimentação e drenagem em diversas ruas dos bairros Almirante Tamandaré e Alta Floresta, incluindo as vias que integram as linhas de ônibus do município.

Durante agenda em Ladário, o governador Eduardo Riedel ressaltou que o acompanhamento permanente das demandas do município tem permitido acelerar investimentos e manter uma relação próxima com a administração local. Segundo ele, as prioridades são construídas a partir do diálogo e da presença constante nas cidades.

“Viemos a Ladário para percorrer obras, ouvir as demandas e verificar aquilo que está sendo feito e o que ainda precisa ser melhorado. Esse acompanhamento é fundamental para que as decisões tomadas em Campo Grande estejam alinhadas às necessidades da população”, afirmou.

Leia  Destaque nacional: estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento

Riedel avaliou que os avanços obtidos em Mato Grosso do Sul são resultado da atuação conjunta entre os diferentes poderes e da capacidade de construir consensos em torno dos interesses do Estado.

“Não existe desenvolvimento sem diálogo e sem convergência. Os projetos são debatidos, aperfeiçoados e construídos em conjunto porque o objetivo maior é Mato Grosso do Sul. Essa harmonia entre os municípios, a Assembleia Legislativa e a bancada federal tem sido decisiva para que o Estado continue avançando”, declarou.

O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, atribuiu os investimentos em andamento no município à união entre os diferentes níveis de governo e ao apoio recebido da bancada federal. Segundo ele, os resultados alcançados são fruto de um trabalho coletivo voltado para atender às demandas da população.

“Se hoje Ladário tem mais de R$ 100 milhões em obras, isso é resultado de uma parceria construída com o Governo do Estado, com a bancada federal e com todos aqueles que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade. Nada disso acontece sozinho”, afirmou.

Arraial do Banho de São João

Encerrando a programação, o governador participou das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Uma chuva fina abençoou a festa.

Reconhecida em 2021 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista.

Com mais de 140 anos de devoção documentada, a tradição está ligada às origens de Corumbá e também é celebrada em Ladário. Segundo a crença popular, na noite de São João, as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo. Por isso, o banho da imagem representa renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.

Leia  Governador Eduardo Riedel vistoria obras da nova UTI Neonatal do Hospital Cassems de Corumbá

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS