Brasil
Inscrições para Curso de Residência em Jornalismo

gazeta66Estão abertas, até 28 de julho, inscrições para a 20ª edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, do Espírito Santo. O programa recebe anualmente universitários em último ano de conclusão do curso de jornalismo ou relacionados à área de comunicação e profissionais com até dois anos de formados.

Segundo publicação do G1, os interessados deverão preencher o formulário disponível no blog dos Residentes pelo endereço www.gazetaonline.com.br/residencia e aguardar a confirmação para garantir presença na prova dia 7 de agosto, na Rede Gazeta.

A primeira etapa da seleção é presencial e abrange questões de conhecimentos gerais e de jornalismo e acontece no auditório da empresa, das 9 às 12 horas.

Por pontuação, são selecionados 30 candidatos que serão entrevistados individualmente. A lista com os 15 residentes aprovados para realizarem o curso será divulgada no dia 20 de agosto nos veículos da Rede Gazeta. As aulas começam no dia 4 de setembro e vão até dia 30 de novembro.

Durante esses 20 anos do Curso de Residência em Jornalismo, o mundo mudou muito, a tecnologia apresentou novas propostas de como se viver e isso também modificou os hábitos e o comportamento das pessoas. A comunicação teve que acompanhar tudo isso.

“O jornalismo é uma atividade viva, que tem o pulso da cidade e por isso tem que acompanhar essa evolução. A única coisa que não muda e da qual não abrimos mão são os nossos valores, a nossa crença no real papel social desempenhado pelo jornalismo de verdade”, destaca a diretora de Desenvolvimento Institucional da Rede Gazeta, Leticia Lindenberg.

Leticia acredita que seja esse o segredo do sucesso da Rede. “Existe aqui uma troca entre a sabedoria e experiência dos profissionais da Rede com profissionais jovens, recém-formados e antenados com o que está acontecendo, trazendo tendências e agregando mais conhecimento para as nossas equipes”, disse.

O curso é gratuito para os estudantes e conta com patrocínio das empresas Águia Branca, Eco 101 e Vale.

O objetivo de aliar a teoria da sala de aula com a prática das redações. “Os residentes têm a chance de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na academia, participar de coberturas e produzir reportagens especiais com os repórteres das redações”, destaca a coordenadora do curso e gerente de Relações Institucionais, Luciane Ventura.

A cada ano, o curso de Residência tem atraído mais candidatos de fora do Espírito Santo. A Rede Gazeta é uma das poucas empresas de comunicação do país a oferecer um curso intensivo de jornalismo e em horário integral.

No ano passado, os candidatos que passaram pelo processo seletivo vieram de universidades federais, estaduais e particulares de todo o país.

Além dos capixabas, foram confirmados participantes de Viçosa, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Governador Valadares, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Piauí e até Moçambique, na África.

Na Rede Gazeta, jornalistas de destaque como o apresentador do Bom Dia ES, Mário Bonella; o macro editor de Cidades da Redação Multimídia, Geraldo Nascimento; a editora executiva Elaine Silva e o editor do G1 ES, Rodrigo Rezende são alguns dos profissionais que já passaram pelo curso de Residência.

O público poderá acompanhar a produção e o dia a dia por meio do blog no portal Gazeta Online, no endereço www.gazetaonline.com.br/residencia, e também os bastidores na página do curso no Facebook.